Durante o primeiro semestre de 2015, ministramos as disciplinas Estágio Supervisionado na Escola II, Estágio Supervisionado na Escola III e Estágio Supervisionado na Escola IV, no Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Piauí, Campus Senador Helvídio Nunes de Barros. No decorrer das disciplinas foi priorizado mesmo a reflexividade crítica, toda a operacionalização buscou despertar nos alunos/as o desejo de perceber como é importante construir um processo de formação que seja crítico, é necessário ver significação nas atividades desenvolvidas, notando que cada passo desenvolvido no estágio, está contribuindo para a formação docente, que seja ao mesmo tempo, crítica e reflexiva. O objetivo deste texto é apresentar como as experiências do estágio supervisionado contribuem para a formação docente, de maneira crítica e reflexiva. Apresentamos a forma de desenvolvimento das disciplinas de Estágio Supervisionado II, Estágio Supervisionado III, Estágio Supervisionado IV, apontando metodologias utilizadas e resultados alcançados. Apresentamos a metodologia que conduziu o andamento das disciplinas. Pensamos em operacionalizar cada uma, propondo atividades que envolvessem os/as alunos/as a caminharem buscando entendimento do processo de aprendizagem na formação docente, refletindo criticamente sobre o mesmo, incitando a formação na reflexividade constante. Vivenciamos maravilhosas experiências nessas disciplinas, alguns alunos/as disseram que se sentiam realizados em estar conduzindo uma turma, que era essa a profissão que queriam seguir. Conseguiram perceber a importância de vivência na escola, e que precisam atuar de forma crítica e reflexiva. Relataram que, diariamente, faziam avaliação da aula ministrada, e analisavam o que precisavam mudar ou melhorar para o dia seguinte. Isso denota que o senso crítico dos/as alunos/as estava sendo desenvolvido.