O presente trabalho surgiu de reflexões realizadas junto aos professores que atuam em escolas públicas de rede estadual do município de João Pessoa- PB, assim como da entrada, através do Programa Estudante Convênio (PEC), de professores da rede pública que já exerciam a docência, mas não haviam cursado o ensino superior, ou que estavam deslocados de sua graduação. A entrada dos alunos PEC deu uma nova dinâmica nos cursos de Licenciatura, em especial, ao de Pedagogia, uma vez que a prática docente desses professores-alunos invadiu a universidade, possibilitando a troca de experiências e ampliando o espaço de discussões acerca da relação teoria e prática dentro e fora dos muros da universidade. A relação teoria e prática dentro de certos limites é marcada historicamente pela dicotomia e dialeticamente esta inserida em uma sociedade que fomenta essa dicotomia; a sociedade capitalista do século XXI. Diante dessas indagações, o estudo buscou conhecer as associações que os discentes das Licenciaturas desenvolvem acerca da relação teoria e prática nas disciplinas pedagógicas, com vista à construção de uma práxis. A pesquisa desenvolve-se uma perspectiva marxista e tem como referencial teórico a práxis, em Gramsci e Vázquez, entendida como a ação consciente dos sujeitos que une a teoria, compreensão da realidade, à prática, transformação do mundo, tendo como amostra quatorze discentes subdivididos em alunos com e sem prática na docência. O estudo permite inferir que há uma problemática referente às cadeiras pedagógicas oferecidas nos Cursos de Licenciaturas.