Buscamos assim neste trabalho apresentar a ferramenta metodológica “Aula de campo” como uma estratégia de melhoramento para busca da construção do conhecimento, sobre a visão dos alunos. Com a perspectiva de que aulas de campo, são estratégias de ensino originadas com problematização e contextualização dos conteúdos. A pesquisa aconteceu a partir do planejamento de uma aula de campo, na praia de Porto de Galinhas no litoral sul de Pernambuco, com o propósito de contextualizar os conteúdos já vistos em sala de aula sobre zoologia (Cnidarios e Poriferas) e ecologia. Foi desenvolvida para alunos dos 7º ano do ensino fundamental e 2º ano do ensino médio, de uma escola da rede privada no município da cidade de Olinda em Pernambuco, totalizando 45 alunos. A ferramenta metodológica Aula de Campo foi sim significativa para os alunos, num contexto de contribuição para construção e aprimoramento do conteúdo curricular abordado em sala de aula, além de contemplar para o alunado uma leitura mais real no contexto do ambiente estudado. A ferramenta Aula de Campo foi identificada pelos educandos como um momento prazeroso e rico para aprender, lhes foi proporcionado aprendizados mais relevantes que os vistos em sala de aula. Para os educandos o momento sair da escola contribui sim para que eles aprendam.