De acordo com Vygotsky, a criança com deficiência também se desenvolve, mas de um modo distinto, por um caminho diferente, com outros meios, e o professor deve conhecer a peculiaridade do caminho pelo qual deve conduzir a criança. Partindo daquilo que lhe foi suprimido em seu desenvolvimento devido à questão biológica, observando suas vivências no meio histórico e cultural, lhe propondo aprendizado, observando seu déficit nas capacidades funcionais, mas não se fixando a eles, e sim, propondo novos estímulos de suas funções psicológicas superiores, centrando-se na mediação, transformando o biológico em cultural. Teve-se por objetivo investigar se a inclusão de crianças com deficiência intelectual ocorre segundo a perspectiva da mediação de Vygotsky. Os participantes foram 09 professoras de Salas de Recursos Multifuncionais da Rede Municipal de Educação de São Luís/MA. Os dados foram coletados através de entrevistas semiestruturadas. Os resultados demonstram que a inclusão de crianças com deficiência intelectual não vem ocorrendo, adequadamente, segundo a perspectiva da mediação de Vygotsky, visto à falta de maiores conhecimentos sobre a Defectologia e a Teoria da Zona de Desenvolvimento, pela maioria dos profissionais que atuam no referido serviço.