No mundo atual, marcado pelo processo de globalização e mundialização dos conhecimentos e vivências, fica evidente a necessidade de se discutir o ensino em suas mais variadas esferas e possibilidades. No que concerne à Geografia, esse fenômeno da mundialização exige novas formas de pensar e fazer as atividades e práticas que envolvem o processo de ensino e aprendizagem. O presente estudo tem como objetivo analisar acervos didáticos das escolas do ensino médio do município de Caicó/RN. As escolas analisadas foram: Escola Estadual Centro Educacional José Augusto (CEJA), Escola Estadual Antônio Aladim (EEAA) e Escola Estadual Calpúrnia Caldas de Amorim (EECCAM). A partir desta análise, o trabalho buscou entender se é possível relacionar o sucesso dos alunos nos exames nacionais do ensino médio com a oferta de materiais didáticos disponibilizados nas escolas. Tais informações podem ajudar na assistência e busca por métodos e fazeres que visem potencializar o desempenho escolar dos discentes. Foram coletados dados qualitativos e quantitativos dos acervos didáticos e o rendimento de cada escola no ENEM no período de 2010 a 2014, além dos dados do IDEB no período de 2005 a 2011. Os dados das escolas pesquisadas foram obtidos nos sites do INEP e QEDU. Após a fase de coleta, os dados foram organizados, tratados e analisados, chegando-se aos resultados. Os resultados mostram que a única escola que está acima da média nacional nos últimos anos é a EECCAM. Seguida pela EEAA que só superou a média nacional no ano de 2013 e por último o CEJA, que em nenhum dos anos superou a média nacional. O CEJA é a escola que apresentou o acervo mais completo para o ensino de Geografia, com livros, mapas, globos e etc.. No entanto, quando comparamos os resultados obtidos do ENEM na área de ciências humanas, e no IDEB, a escola tem o menor desempenho entre as demais estudadas. Os resultados apontam que a oferta de materiais didáticos não se refletiu de forma efetiva no desempenho dos discentes no ENEM nem nos resultados do IDEB. Observou-se que ao contrário do que seria esperado, a escola que dispõe de um maior acervo didático-pedagógico para o ensino de Geografia é a que apresentou menor desempenho no ENEM e no IDEB. Faz-se necessário então, buscar entender outros elementos no procedimento educacional para melhor entender o processo de aprendizagem desses alunos. Outro ponto importante é compreender o papel do professor de Geografia, agente mediador do processo de aprendizagem, no maior ou menor estímulo dos alunos a utilizarem os recursos pedagógicos disponíveis.