O presente trabalho busca discutir sobre como a Educação Popular relacionada à modalidade de Educação de Jovens e Adultos pode contribuir na formação dos sujeitos que retornaram ao universo escolar, dando-lhes através desta união, novas perspectivas de aprendizagem e de vida. Por intermédio de uma metodologia qualitativa, o presente estudo busca através da revisão bibliográfica de autores, a exemplo de Paulo Freire e Timothy Ireland, debater sobre a importância da utilização da realidade dos alunos para desenvolver um processo de ensino/aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos que além de alfabetizar, possa também, conscientizar este indivíduo, fator esse que possibilita ao educando se reconhecer como sujeito de direitos a partir das próprias práticas de Educação Popular realizadas no Projeto Escola Zé Peão, política pública oriunda da parceria entre a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria e do Mobiliário de João Pessoa/PB (SINTRICOM), que promove o resgate da dignidade e da valorização do saber do educando de acordo com as suas possibilidades.