Este trabalho apresenta resultados de experiências de leituras desenvolvidas através do Projeto Transformativo: “Contando e recontando histórias:”, iniciativa advinda da disciplina “Ensino de Literatura e Formação do Leitor”, do Programa de Pós Graduação em Ensino – PPGE, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN. Os objetivos do projeto foram iniciar a formação do leitor mirim, a partir da contação de histórias, feita por crianças em idade de alfabetização; incentivar o gosto pela leitura; formar repertórios de leituras; investigar os espaços e práticas de leitura em ambiente escolar; incentivar a prática de leitura na escola e recontar as histórias em outras turmas de 1º ao 3º Ano do Ensino Fundamental. O Projeto foi realizado em uma turma do 1º Ano I do Ensino Fundamental, de uma Escola Municipal, localizada na Vila Caiçara, município de Paraná/RN. Assim, investigamos os espaços e práticas de leituras no ambiente escolar, tendo como respaldo teórico os estudos de Gotlib (1985), Leal (1999); Maia (2007); Martins (2007); Ortof (1983); Santa Rosa (2011); Sampaio (2003, 2005); Vilard (1999), dentre outros. Nossa investigação evidencia a necessidade de medidas urgentes para a formação do leitor e a implantação de espaços na escola destinados à leitura e formação do leitor, que a mediação do professor e pesquisador instiga a curiosidade do aluno de conhecer, querer ouvir e contar histórias, tendo a imagem como artifício. Assim, além de criar espaços destinados à leitura é preciso investir na formação de mediadores de leituras.