Este artigo trata da Formação Docente nos Cursos de Licenciatura Desenvolvidos pela UFMA: campi do interior do Estado, este trabalho faz parte de uma pesquisa desenvolvida pelo grupo de pesquisa “Escola, Currículo, Formação e Trabalho Docente, do PPGE/UFMA. Sendo que esta pesquisa tem como objeto de estudo a Formação de professores em articulação ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência/PIBID nos campi do interior. Tem por objetivos produzir conhecimentos relativos à formação docente nos cursos de licenciatura desenvolvidos pela UFMA. Para fundamentar a pesquisa realizada recorremos a autores que abordam a formação docente, Nasser (2008), Baldino e Silva (2013), Tardif, Lessard e Gauthier 2001) entre outros. O PIBID se insere no contexto da política educacional que se desenvolve deste a primeira década do século XXI e abrange alunos das várias licenciaturas em processo de formação. Este programa tem como um de seus objetivos incentivar a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica e elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e Educação Básica. Constatou-se que todos os cursos de licenciatura desenvolvidos pela UFMA são contemplados com bolsas do PIBID. Os resultados também indicam que há um incremento na demanda a esse programa bem como da oferta, que está sob a responsabilidade da UFMA. E relação ás escolas participantes num primeiro momento era só as escolas da rede pública , depois ás escolas da rede municipal começaram a fazer parte do programa.