Inovar no exercício profissional em sala de aula é um desafio a ser enfrentado pelos professores que trabalham com o Ensino de Geografia. Um aspecto que em particular vem ganhando campo nas discussões é a Avaliação da Aprendizagem, termo utilizado pela primeira vez por Ralph Tyler por volta de 1930 (LUCKESI, 2011), no intuito de alertar sobre os cuidados que o educador deveria ter com a aprendizagem de seus alunos. O professor deve inovar recorrendo aos recursos didáticos não convencionais, que são aqueles utilizados pelo professor, mas que não foram elaborados com a finalidade específica de uso no meio educacional como jornais, quadrinhos, vídeos e jogos. (ZABALA, 1998) Os jogos são opções para auxiliarem no processo avaliativo, uma vez que geralmente são atrativos, dinamizam as atividades e motivam a maior participação e interação dos alunos, além de permitir que os mesmos demonstrem suas habilidades e conhecimentos frente aos desafios propostos. O objetivo deste artigo é discutir a importância da inclusão de jogos como parte integrante do processo de ensino-aprendizado para o Ensino de Geografia, com ênfase no uso dos mesmos na avaliação da aprendizagem. Para a elaboração do trabalho, realizou-se levantamento de literatura voltada aos conteúdos de avaliação de aprendizagem, uso de recursos não convencionais e ensino de geografia. Os textos base para a elaboração deste resumo estão dispostos em livros, artigos impressos e em sítios da internet. Outra etapa importante parte da produção bem planejada do jogo e a observação in loco da aplicação do mesmo, com o intuito de observar de forma mais consistente sua dinâmica de funcionamento e seus resultados aplicando-se ao término desta etapa questionários aos alunos, com a finalidade de avaliar a partir dos próprios sujeitos participantes da ação proposta, suas considerações e sugestões a respeito do jogo. Verificou-se que a inclusão de novas metodologias e modelos didáticos pode contribuir para diminuir as dificuldades no ensino aprendizagem. Conclui-se ainda que o emprego de jogos como instrumento avaliativo, se bem conduzidos, proporciona uma maior interação dos alunos com o processo educacional, dinamiza e cria um clima prazeroso tanto para os alunos como para o professor.