Este trabalho propõe discutir o tripé existente entre o desenvolvimento da primeira fase da educação infantil no espaço escolar, a relação existente entre o professor/aluno e o espaço modificado e transformado em lugar, categoria essa trabalhada na geografia humanística, mostrando assim o desenvolvimento social construindo em uma “micro-sociedade”. É no espaço familiar que a criança inicia sua formação social e de acordo com sua idade a criança passa a frequentar o ambiente escolar, a princípio desconhecido, e que aos poucos cria um significado que remete sentimentos, seja ele negativo ou positivo, pois é no processo infantil que a criança não apenas aprende o conteúdo, mas também desenvolve laços de carinho, respeito e temor por seus professores e colegas de classe. É importante ressaltar que o desenvolvimento social e sua formação trabalhada a partir das relações existentes no espaço escolar têm grande significado na formação igualitária, pois é na relação existente na sala de aula com membros de uma mesma faixa etária, onde as crianças aprendem a se desenvolver em pequenas escalas – fazendo-se necessário obedecer a regras determinadas por membros superiores da instituição escolar – para que consigam futuramente se desenvolver bem como membros da sociedade. O presente trabalho foi desenvolvido a partir de um levantamento bibliográfico que nos levou a ter um aprofundamento teórico, trabalhando o conceito de lugar – onde se desenvolvem diferentes relações tanto pela aparência, quanto pela vivência – o desenvolvimento da sociedade e a relação entre professores e alunos, analisados pela geografia, pois no espaço escolar onde aprendemos a construir conhecimentos criamos também laços de familiaridade tanto com os professores, colegas de classe, como também com o lugar escolar que consequentemente pode influenciar no seu desenvolvimento por toda uma vida.