: As práticas pedagógicas são planejadas para dar prioridade ao desenvolvimento dos aspectos cognitivos, relega-se aos aspectos afetivos um papel secundário. Entretanto, a interação afetiva pode se constituir em um importante fator facilitador do processo ensino-aprendizagem. Neste sentido, o presente artigo teve como objetivo rastrear publicações que consideram a teoria sócio-histórico-cultural para explicar/discutir a relação afetividade e aprendizagem. Para tanto, foi feita uma revisão sistemática realizada nas bases de dados scielo e pepsic, a partir dos termos afetividade e aprendizagem, abarcando o intervalo de 2004 a 2014. Foram selecionados 6 artigos, dos quais 4 são pesquisas bibliográficas e 2 trabalhos empíricos. De forma geral, mesmo abordando enfoques diferentes da influência da afetividade para a aprendizagem, todos são unânimes ao ratificar a indissociabilidade dos elementos racionais e emocionais e a necessidade de investir cada vez mais em práticas pedagógicas, docentes e artísticas comprometidas com a dimensão emocional dos alunos.