O livro didático, principal instrumento norteador das aulas na educação básica, é alvo de inúmeras críticas que vão desde uma linguagem inapropriada até a distância do conteúdo com a realidade do aluno. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi investigar a presença da abordagem CTSA em livros didáticos de Química destinados ao Ensino Médio, utilizados nas escolas públicas estaduais do município de Caruaru – PE. A metodologia utilizada baseou-se na abordagem de pesquisa qualitativa que consistiu em avaliar se os livros didáticos investigados apresentam e discutem os seus conteúdos sob a visão de uma educação contemporânea voltada ao exercício da cidadania, como enfatiza os pressupostos da abordagem Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA). Os resultados evidenciam que embora os livros didáticos analisados relacionem com maior ou menor ênfase aspectos relativos à ciência, tecnologia e sociedade, esses devem ser melhorados, pois são insuficientes na perspectiva de contribuir para uma formação mais crítica e reflexiva frente às inúmeras temáticas ambientais vigentes.