Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PEQUENOS CIENTISTAS EM AÇÃO: EXPLORANDO OS DIFERENTES TIPOS DE SOLO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 09 - Educação Infantil
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 135806
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9526
    "inscrito_id" => 12898
    "titulo" => "PEQUENOS CIENTISTAS EM AÇÃO: EXPLORANDO OS DIFERENTES TIPOS DE SOLO"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo mostrar como as experiências no laboratório de Ciências favorecem o ensino e a aprendizagem dos alunos do Pré II da Educação Infantil do Colégio La Salle Santo Antônio. Os campos de experiência são essenciais para o desenvolvimento infantil, pois envolvem a exploração do ambiente escolar, a interação com colegas e professores, além de valorizarem a aprendizagem por meio de atividades lúdicas. Com os estudantes, foram desenvolvidas experiências práticas como a construção de um "vulcão" com argila, copo plástico e prato. Durante a atividade, as crianças puderam perceber características do solo argiloso, como sua textura diferenciada, relacionando-o com o conteúdo trabalhado. Após a construção, foi realizada uma simulação de erupção vulcânica utilizando bicarbonato de sódio, vinagre e corante. Esse momento promoveu grande interação entre os pares, despertando a curiosidade e o questionamento sobre os fenômenos observados. Outra atividade desenvolvida foi a produção de areia movediça (fluido não newtoniano, feito com amido e água). Ao explorarem essa mistura no laboratório de Ciências, as crianças notaram que, ao tocar levemente a superfície, seus dedos afundavam, mas, ao pressionarem com mais força, a mistura parecia endurecer. Essa vivência, embora não envolva um tipo de solo específico, permitiu abordar as propriedades do solo arenoso em certas condições. A experiência também estimulou o sensorial ao envolver diferentes texturas como o amido, a água e a "areia" produzida. Essas práticas proporcionaram não apenas a exploração de conceitos científicos, mas também o desenvolvimento da criatividade e da expressão artística, conforme previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que enfatiza a aprendizagem na Educação Infantil por meio da ludicidade e da experimentação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12898_TB9526_07082025224731.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARINA VERLY"
    "autor_nome_curto" => "MARINA"
    "autor_email" => "marinaverly05@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 135806
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9526
    "inscrito_id" => 12898
    "titulo" => "PEQUENOS CIENTISTAS EM AÇÃO: EXPLORANDO OS DIFERENTES TIPOS DE SOLO"
    "resumo" => "Este trabalho tem como objetivo mostrar como as experiências no laboratório de Ciências favorecem o ensino e a aprendizagem dos alunos do Pré II da Educação Infantil do Colégio La Salle Santo Antônio. Os campos de experiência são essenciais para o desenvolvimento infantil, pois envolvem a exploração do ambiente escolar, a interação com colegas e professores, além de valorizarem a aprendizagem por meio de atividades lúdicas. Com os estudantes, foram desenvolvidas experiências práticas como a construção de um "vulcão" com argila, copo plástico e prato. Durante a atividade, as crianças puderam perceber características do solo argiloso, como sua textura diferenciada, relacionando-o com o conteúdo trabalhado. Após a construção, foi realizada uma simulação de erupção vulcânica utilizando bicarbonato de sódio, vinagre e corante. Esse momento promoveu grande interação entre os pares, despertando a curiosidade e o questionamento sobre os fenômenos observados. Outra atividade desenvolvida foi a produção de areia movediça (fluido não newtoniano, feito com amido e água). Ao explorarem essa mistura no laboratório de Ciências, as crianças notaram que, ao tocar levemente a superfície, seus dedos afundavam, mas, ao pressionarem com mais força, a mistura parecia endurecer. Essa vivência, embora não envolva um tipo de solo específico, permitiu abordar as propriedades do solo arenoso em certas condições. A experiência também estimulou o sensorial ao envolver diferentes texturas como o amido, a água e a "areia" produzida. Essas práticas proporcionaram não apenas a exploração de conceitos científicos, mas também o desenvolvimento da criatividade e da expressão artística, conforme previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que enfatiza a aprendizagem na Educação Infantil por meio da ludicidade e da experimentação."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12898_TB9526_07082025224731.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARINA VERLY"
    "autor_nome_curto" => "MARINA"
    "autor_email" => "marinaverly05@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho tem como objetivo mostrar como as experiências no laboratório de Ciências favorecem o ensino e a aprendizagem dos alunos do Pré II da Educação Infantil do Colégio La Salle Santo Antônio. Os campos de experiência são essenciais para o desenvolvimento infantil, pois envolvem a exploração do ambiente escolar, a interação com colegas e professores, além de valorizarem a aprendizagem por meio de atividades lúdicas. Com os estudantes, foram desenvolvidas experiências práticas como a construção de um "vulcão" com argila, copo plástico e prato. Durante a atividade, as crianças puderam perceber características do solo argiloso, como sua textura diferenciada, relacionando-o com o conteúdo trabalhado. Após a construção, foi realizada uma simulação de erupção vulcânica utilizando bicarbonato de sódio, vinagre e corante. Esse momento promoveu grande interação entre os pares, despertando a curiosidade e o questionamento sobre os fenômenos observados. Outra atividade desenvolvida foi a produção de areia movediça (fluido não newtoniano, feito com amido e água). Ao explorarem essa mistura no laboratório de Ciências, as crianças notaram que, ao tocar levemente a superfície, seus dedos afundavam, mas, ao pressionarem com mais força, a mistura parecia endurecer. Essa vivência, embora não envolva um tipo de solo específico, permitiu abordar as propriedades do solo arenoso em certas condições. A experiência também estimulou o sensorial ao envolver diferentes texturas como o amido, a água e a "areia" produzida. Essas práticas proporcionaram não apenas a exploração de conceitos científicos, mas também o desenvolvimento da criatividade e da expressão artística, conforme previsto pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que enfatiza a aprendizagem na Educação Infantil por meio da ludicidade e da experimentação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.