“ENTRE O LÁPIS E O ALGORITMO: OS DESAFIOS DOS PROFESSORES DIANTE DO ANALFABETISMO NA ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL”
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135786 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9497 "inscrito_id" => 17723 "titulo" => "“ENTRE O LÁPIS E O ALGORITMO: OS DESAFIOS DOS PROFESSORES DIANTE DO ANALFABETISMO NA ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL”" "resumo" => "O processo de incorporação de sistemas de inteligência artificial (IA) na educação tem gerado entusiasmo e apreensão. Ferramentas de correção automática, geradores de roteiros e sistemas de recomendação de conteúdos prometem personalizar o ensino a partir da análise de grandes volumes de dados (Fadel et al., 2024). Contudo, a perspectiva docente frequentemente se limita à “utilização funcional” dessas tecnologias, deixando de considerar seus pressupostos algorítmicos, vieses embutidos e implicações éticas. Essa lacuna configura o que se chama aqui de analfabetismo digital crítico, que vai além da falta de habilidade operacional e compromete a ação reflexiva e emancipaDdora do professor. Este artigo examina o analfabetismo digital entre professores a partir das perspectivas de Manuel Castells (2003), Charles Fadel et al. (2024) e PEZENTI, Nadia e PEZENTI, Renato (2021). A metodologia baseia-se em uma revisão teórico-reflexiva. Discute-se como a sociedade em rede transforma as dinâmicas de ensino, por que dominar ferramentas não basta para letramento digital e como a inteligência artificial pode redesenhar o papel docente. Propõe-se uma reflexão sobre a formação continuada, defendendo uma abordagem prática, crítica e contextualizada para que o professor transite com segurança entre o lápis e algoritmo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID17723_TB9497_01092025234356.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO MARCOS ANDRADE DE SOUZA FILHO" "autor_nome_curto" => "Marcos" "autor_email" => "marcos.andrade.1265@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135786 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9497 "inscrito_id" => 17723 "titulo" => "“ENTRE O LÁPIS E O ALGORITMO: OS DESAFIOS DOS PROFESSORES DIANTE DO ANALFABETISMO NA ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL”" "resumo" => "O processo de incorporação de sistemas de inteligência artificial (IA) na educação tem gerado entusiasmo e apreensão. Ferramentas de correção automática, geradores de roteiros e sistemas de recomendação de conteúdos prometem personalizar o ensino a partir da análise de grandes volumes de dados (Fadel et al., 2024). Contudo, a perspectiva docente frequentemente se limita à “utilização funcional” dessas tecnologias, deixando de considerar seus pressupostos algorítmicos, vieses embutidos e implicações éticas. Essa lacuna configura o que se chama aqui de analfabetismo digital crítico, que vai além da falta de habilidade operacional e compromete a ação reflexiva e emancipaDdora do professor. Este artigo examina o analfabetismo digital entre professores a partir das perspectivas de Manuel Castells (2003), Charles Fadel et al. (2024) e PEZENTI, Nadia e PEZENTI, Renato (2021). A metodologia baseia-se em uma revisão teórico-reflexiva. Discute-se como a sociedade em rede transforma as dinâmicas de ensino, por que dominar ferramentas não basta para letramento digital e como a inteligência artificial pode redesenhar o papel docente. Propõe-se uma reflexão sobre a formação continuada, defendendo uma abordagem prática, crítica e contextualizada para que o professor transite com segurança entre o lápis e algoritmo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID17723_TB9497_01092025234356.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANTONIO MARCOS ANDRADE DE SOUZA FILHO" "autor_nome_curto" => "Marcos" "autor_email" => "marcos.andrade.1265@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }