Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRAJETÓRIAS EDUCACIONAIS DIVERGENTES, AQUELES QUE SÃO ABANDONADOS PELO SISTEMA E RETORNAM À EDUCAÇÃO.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O abandono escolar precoce da educação e da formação (ATEF) é uma das questões educativas que, de forma recorrente, tem revelado maior relevância para os indivíduos. A questão fundamental que se pretende abordar é a falta de atenção a um direito básico dos indivíduos, nomeadamente o direito ao desenvolvimento pessoal e a uma educação que contribua para esse fim. Através de um estudo sobre as trajetórias educativas dos sujeitos, é possível demonstrar como diversos fatores influenciam essas trajetórias, tais como a metodologia empregada pelos professores, as condições organizacionais e as relações dentro dos centros. O objetivo principal do estudo consistiu em investigar e analisar os diversos eventos presentes nas trajetórias educativas dos alunos que abandonaram e posteriormente regressaram aos estudos. Para desenvolver a investigação, recorreu-se ao método biográfico narrativo. Procedeu-se à reconstrução das diferentes narrativas biográficas dos sujeitos da investigação, mediante a análise dos marcos contidos nas mesmas e a exploração dos efeitos que exerceram nas suas trajetórias, bem como das relações entre os diferentes eventos. Os principais resultados obtidos demonstram uma diversidade de trajetórias, que conferem um caráter único à experiência do aluno. Contudo, a observação dos diferentes marcos revelan uma confluência que não é evidente quando se analisam as trajetórias à distância.

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