O ENSINO (CRI)ATIVO NA EJAI: PROMOVENDO INTERVENÇÕES LÚDICAS EM UMA ESCOLA DE JABOATÃO DOS GUARARAPES
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 131261 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3067 "inscrito_id" => 8991 "titulo" => "O ENSINO (CRI)ATIVO NA EJAI: PROMOVENDO INTERVENÇÕES LÚDICAS EM UMA ESCOLA DE JABOATÃO DOS GUARARAPES" "resumo" => "Este trabalho pretende apresentar uma intervenção escolar realizada na rede municipal de Jaboatão dos Guararapes-PE, voltada para a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). Para a sua composição, foram realizadas duas intervenções de mediação didática em uma turma de módulo I, com o objetivo de explorar práticas lúdicas enquanto estratégias pedagógicas no ensino de pessoas jovens, adultas e idosas. As intervenções focaram no ensino dos dígrafos, com a intenção de facilitar o processo de familiaridade dos alunos, a partir da continuidade dos conteúdos. O trabalho buscou romper com as expectativas de intervenções expositivas, e contou com jogos de palavras, música e atividades grupais, a fim de tornar o processo divertido e colaborativo, promovendo o engajamento dos alunos por meio de atividades que integrassem o conteúdo à sua vivência cultural. Não deixando de lado o compromisso com o aprendizado alfabetizador, o objetivo geral do qual surgiram as intervenções foi estimular tanto a leitura quanto a escrita, utilizando abordagens que respeitassem a diversidade e os diferentes ritmos de aprendizado dos alunos. A experiência proporcionou uma reflexão crítica sobre a importância da inovação na mediação didática da Educação de Jovens e Adultos (EJAI), destacando como a incorporação de novas abordagens pedagógicas pode transformar significativamente a dinâmica do ensino. Nesse contexto, a inovação na mediação didática vai além de recursos materiais, propondo uma mudança na forma de enxergar o aluno como protagonista de sua própria aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID8991_TB3067_11032025213736.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CATARINA SANTOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CATARINA" "autor_email" => "catarinassantos17@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 131261 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 3067 "inscrito_id" => 8991 "titulo" => "O ENSINO (CRI)ATIVO NA EJAI: PROMOVENDO INTERVENÇÕES LÚDICAS EM UMA ESCOLA DE JABOATÃO DOS GUARARAPES" "resumo" => "Este trabalho pretende apresentar uma intervenção escolar realizada na rede municipal de Jaboatão dos Guararapes-PE, voltada para a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). Para a sua composição, foram realizadas duas intervenções de mediação didática em uma turma de módulo I, com o objetivo de explorar práticas lúdicas enquanto estratégias pedagógicas no ensino de pessoas jovens, adultas e idosas. As intervenções focaram no ensino dos dígrafos, com a intenção de facilitar o processo de familiaridade dos alunos, a partir da continuidade dos conteúdos. O trabalho buscou romper com as expectativas de intervenções expositivas, e contou com jogos de palavras, música e atividades grupais, a fim de tornar o processo divertido e colaborativo, promovendo o engajamento dos alunos por meio de atividades que integrassem o conteúdo à sua vivência cultural. Não deixando de lado o compromisso com o aprendizado alfabetizador, o objetivo geral do qual surgiram as intervenções foi estimular tanto a leitura quanto a escrita, utilizando abordagens que respeitassem a diversidade e os diferentes ritmos de aprendizado dos alunos. A experiência proporcionou uma reflexão crítica sobre a importância da inovação na mediação didática da Educação de Jovens e Adultos (EJAI), destacando como a incorporação de novas abordagens pedagógicas pode transformar significativamente a dinâmica do ensino. Nesse contexto, a inovação na mediação didática vai além de recursos materiais, propondo uma mudança na forma de enxergar o aluno como protagonista de sua própria aprendizagem." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID8991_TB3067_11032025213736.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:22" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CATARINA SANTOS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CATARINA" "autor_email" => "catarinassantos17@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }