Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO (CRI)ATIVO NA EJAI: PROMOVENDO INTERVENÇÕES LÚDICAS EM UMA ESCOLA DE JABOATÃO DOS GUARARAPES

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 131261
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3067
    "inscrito_id" => 8991
    "titulo" => "O ENSINO (CRI)ATIVO NA EJAI: PROMOVENDO INTERVENÇÕES LÚDICAS EM UMA ESCOLA DE JABOATÃO DOS GUARARAPES"
    "resumo" => "Este trabalho pretende apresentar uma intervenção escolar realizada na rede municipal de Jaboatão dos Guararapes-PE, voltada para a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). Para a sua composição, foram realizadas duas intervenções de mediação didática em uma turma de módulo I, com o objetivo de explorar práticas lúdicas enquanto estratégias pedagógicas no ensino de pessoas jovens, adultas e idosas. As intervenções focaram no ensino dos dígrafos, com a intenção de facilitar o processo de familiaridade dos alunos, a partir da continuidade dos conteúdos. O trabalho buscou romper com as expectativas de intervenções expositivas, e contou com jogos de palavras, música e atividades grupais, a fim de tornar o processo divertido e colaborativo, promovendo o engajamento dos alunos por meio de atividades que integrassem o conteúdo à sua vivência cultural. Não deixando de lado o compromisso com o aprendizado alfabetizador, o objetivo geral do qual surgiram as intervenções foi estimular tanto a leitura quanto a escrita, utilizando abordagens que respeitassem a diversidade e os diferentes ritmos de aprendizado dos alunos. A experiência proporcionou uma reflexão crítica sobre a importância da inovação na mediação didática da Educação de Jovens e Adultos (EJAI), destacando como a incorporação de novas abordagens pedagógicas pode transformar significativamente a dinâmica do ensino. Nesse contexto, a inovação na mediação didática vai além de recursos materiais, propondo uma mudança na forma de enxergar o aluno como protagonista de sua própria aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID8991_TB3067_11032025213736.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CATARINA SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CATARINA"
    "autor_email" => "catarinassantos17@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 131261
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 3067
    "inscrito_id" => 8991
    "titulo" => "O ENSINO (CRI)ATIVO NA EJAI: PROMOVENDO INTERVENÇÕES LÚDICAS EM UMA ESCOLA DE JABOATÃO DOS GUARARAPES"
    "resumo" => "Este trabalho pretende apresentar uma intervenção escolar realizada na rede municipal de Jaboatão dos Guararapes-PE, voltada para a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). Para a sua composição, foram realizadas duas intervenções de mediação didática em uma turma de módulo I, com o objetivo de explorar práticas lúdicas enquanto estratégias pedagógicas no ensino de pessoas jovens, adultas e idosas. As intervenções focaram no ensino dos dígrafos, com a intenção de facilitar o processo de familiaridade dos alunos, a partir da continuidade dos conteúdos. O trabalho buscou romper com as expectativas de intervenções expositivas, e contou com jogos de palavras, música e atividades grupais, a fim de tornar o processo divertido e colaborativo, promovendo o engajamento dos alunos por meio de atividades que integrassem o conteúdo à sua vivência cultural. Não deixando de lado o compromisso com o aprendizado alfabetizador, o objetivo geral do qual surgiram as intervenções foi estimular tanto a leitura quanto a escrita, utilizando abordagens que respeitassem a diversidade e os diferentes ritmos de aprendizado dos alunos. A experiência proporcionou uma reflexão crítica sobre a importância da inovação na mediação didática da Educação de Jovens e Adultos (EJAI), destacando como a incorporação de novas abordagens pedagógicas pode transformar significativamente a dinâmica do ensino. Nesse contexto, a inovação na mediação didática vai além de recursos materiais, propondo uma mudança na forma de enxergar o aluno como protagonista de sua própria aprendizagem."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 12 - Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_MD4_ID8991_TB3067_11032025213736.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:22"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CATARINA SANTOS DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CATARINA"
    "autor_email" => "catarinassantos17@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho pretende apresentar uma intervenção escolar realizada na rede municipal de Jaboatão dos Guararapes-PE, voltada para a Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI). Para a sua composição, foram realizadas duas intervenções de mediação didática em uma turma de módulo I, com o objetivo de explorar práticas lúdicas enquanto estratégias pedagógicas no ensino de pessoas jovens, adultas e idosas. As intervenções focaram no ensino dos dígrafos, com a intenção de facilitar o processo de familiaridade dos alunos, a partir da continuidade dos conteúdos. O trabalho buscou romper com as expectativas de intervenções expositivas, e contou com jogos de palavras, música e atividades grupais, a fim de tornar o processo divertido e colaborativo, promovendo o engajamento dos alunos por meio de atividades que integrassem o conteúdo à sua vivência cultural. Não deixando de lado o compromisso com o aprendizado alfabetizador, o objetivo geral do qual surgiram as intervenções foi estimular tanto a leitura quanto a escrita, utilizando abordagens que respeitassem a diversidade e os diferentes ritmos de aprendizado dos alunos. A experiência proporcionou uma reflexão crítica sobre a importância da inovação na mediação didática da Educação de Jovens e Adultos (EJAI), destacando como a incorporação de novas abordagens pedagógicas pode transformar significativamente a dinâmica do ensino. Nesse contexto, a inovação na mediação didática vai além de recursos materiais, propondo uma mudança na forma de enxergar o aluno como protagonista de sua própria aprendizagem.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.