Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA NA EAD: A CONSTRUÇÃO DO SABER NO DIGITAL

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 19 - Tecnologias e Educação
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 135543
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9159
    "inscrito_id" => 19295
    "titulo" => "MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA NA EAD: A CONSTRUÇÃO DO SABER NO DIGITAL"
    "resumo" => "Este trabalho foi escrito no formato de um ensaio teórico que trata de reflexões sobre o papel da mediação nas plataformas digitais na construção do sentido com o saber do aluno adulto da pós graduação, levando em consideração a subjetividade do aprender. Com a grande expansão dos cursos EaD que ocorreu na última década nesta modalidade de ensino, torna-se relevante repensar aspectos relativos à subjetividade do aprender, sobretudo no caso dos alunos que já possuem formação de nível superior, e experiência profissional. São reunidas no artigo algumas inquietações iniciais que integram um projeto de pesquisa de Doutorado em Educação, em uma determinada Universidade Federal brasileira. Este trabalho questiona se nesta expansão quantitativa de cursos a distância que ocorreu nos últimos anos tem havido preocupação com a dimensão subjetiva da humanização nos cursos EaD. O trabalho dialoga com outras pesquisas em Educação que se relacionam de alguma maneira com o tema. O artigo sugere que a Teoria da relação com o saber - de Bernard Charlot - se revela promissora dentro desta linha de estudo para abarcar mais globalmente esta questão, interligando-a com inúmeras outras perspectivas críticas sobre a relação com o saber na EaD, com foco na formação em nível de pós graduação lato sensu, mais especificamente através de projetos de extensão universitária. Desta maneira, a Mediação tecnológica na EaD é vista como importante mecanismo de construção do saber do adulto, no uso do ambiente digital, através das plataformas educacionais. O trabalho é contextualizado na perspectiva andragógica da Educação Continuada. A discussão assinala considerações e resultados parciais acerca da subjetividade no aprender que indicam que a construção do sentido do saber é muito mais eficaz para a aprendizagem do que a realização de inúmeras tarefas on line."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID19295_TB9159_30072025211035.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELO MENDONÇA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARCELO"
    "autor_email" => "marcelo.vieira@ifes.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 135543
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 9159
    "inscrito_id" => 19295
    "titulo" => "MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA NA EAD: A CONSTRUÇÃO DO SABER NO DIGITAL"
    "resumo" => "Este trabalho foi escrito no formato de um ensaio teórico que trata de reflexões sobre o papel da mediação nas plataformas digitais na construção do sentido com o saber do aluno adulto da pós graduação, levando em consideração a subjetividade do aprender. Com a grande expansão dos cursos EaD que ocorreu na última década nesta modalidade de ensino, torna-se relevante repensar aspectos relativos à subjetividade do aprender, sobretudo no caso dos alunos que já possuem formação de nível superior, e experiência profissional. São reunidas no artigo algumas inquietações iniciais que integram um projeto de pesquisa de Doutorado em Educação, em uma determinada Universidade Federal brasileira. Este trabalho questiona se nesta expansão quantitativa de cursos a distância que ocorreu nos últimos anos tem havido preocupação com a dimensão subjetiva da humanização nos cursos EaD. O trabalho dialoga com outras pesquisas em Educação que se relacionam de alguma maneira com o tema. O artigo sugere que a Teoria da relação com o saber - de Bernard Charlot - se revela promissora dentro desta linha de estudo para abarcar mais globalmente esta questão, interligando-a com inúmeras outras perspectivas críticas sobre a relação com o saber na EaD, com foco na formação em nível de pós graduação lato sensu, mais especificamente através de projetos de extensão universitária. Desta maneira, a Mediação tecnológica na EaD é vista como importante mecanismo de construção do saber do adulto, no uso do ambiente digital, através das plataformas educacionais. O trabalho é contextualizado na perspectiva andragógica da Educação Continuada. A discussão assinala considerações e resultados parciais acerca da subjetividade no aprender que indicam que a construção do sentido do saber é muito mais eficaz para a aprendizagem do que a realização de inúmeras tarefas on line."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID19295_TB9159_30072025211035.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCELO MENDONÇA VIEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARCELO"
    "autor_email" => "marcelo.vieira@ifes.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho foi escrito no formato de um ensaio teórico que trata de reflexões sobre o papel da mediação nas plataformas digitais na construção do sentido com o saber do aluno adulto da pós graduação, levando em consideração a subjetividade do aprender. Com a grande expansão dos cursos EaD que ocorreu na última década nesta modalidade de ensino, torna-se relevante repensar aspectos relativos à subjetividade do aprender, sobretudo no caso dos alunos que já possuem formação de nível superior, e experiência profissional. São reunidas no artigo algumas inquietações iniciais que integram um projeto de pesquisa de Doutorado em Educação, em uma determinada Universidade Federal brasileira. Este trabalho questiona se nesta expansão quantitativa de cursos a distância que ocorreu nos últimos anos tem havido preocupação com a dimensão subjetiva da humanização nos cursos EaD. O trabalho dialoga com outras pesquisas em Educação que se relacionam de alguma maneira com o tema. O artigo sugere que a Teoria da relação com o saber - de Bernard Charlot - se revela promissora dentro desta linha de estudo para abarcar mais globalmente esta questão, interligando-a com inúmeras outras perspectivas críticas sobre a relação com o saber na EaD, com foco na formação em nível de pós graduação lato sensu, mais especificamente através de projetos de extensão universitária. Desta maneira, a Mediação tecnológica na EaD é vista como importante mecanismo de construção do saber do adulto, no uso do ambiente digital, através das plataformas educacionais. O trabalho é contextualizado na perspectiva andragógica da Educação Continuada. A discussão assinala considerações e resultados parciais acerca da subjetividade no aprender que indicam que a construção do sentido do saber é muito mais eficaz para a aprendizagem do que a realização de inúmeras tarefas on line.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.