A CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA PRESENTE NO CURRÍCULO DE PERNAMBUCO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: RECONHECENDO OS DIREITOS INFANTIS E A DIVERSIDADE DE CRIANÇAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135529 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9143 "inscrito_id" => 11466 "titulo" => "A CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA PRESENTE NO CURRÍCULO DE PERNAMBUCO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: RECONHECENDO OS DIREITOS INFANTIS E A DIVERSIDADE DE CRIANÇAS" "resumo" => "O presente texto se propõe a ampliar as reflexões sobre a intencionalidade dos currículos escolares para a Educação Infantil e por isso, delimitou-se como objetivo principal analisar a concepção de infância que norteia o currículo de Pernambuco para a Educação Infantil e como objetivos específicos, identificar como o documento curricular considera a criança enquanto sujeito de direitos e averiguar a contribuição do documento curricular para a valorização da diversidade de crianças, considerando as diferenças que as constituem. O processo metodológico adotado para a realização do estudo, seguiu os princípios da abordagem qualitativa de pesquisa, a partir da análise documental, sob o viés da análise de conteúdo temática categorial (Bardin, 2009). Os resultados sinalizam que o documento considera a criança enquanto sujeito histórico de direitos, que se desenvolve nas interações e nas rotinas cotidianas a ela disponibilizadas e por ela estabelecidas com os adultos e as outras crianças. No entanto, conclui-se que a concepção de infância que norteia o documento não tensiona a diversidade de infâncias, sobretudo, considerando as diferenças territoriais que compõem o estado de Pernambuco. Para além disto, os direitos apresentados no documento curricular, referem-se apenas aos direitos de aprendizagem, sem ampliar reflexões sobre os direitos subjetivos como a integralidade das crianças e o bem-estar. Ademais, a valorização da diversidade de crianças é categorizada a partir das idades identificando-as como bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas, sem fazer considerações aos grupos étnicos culturais e sociais que compõem os contextos da Educação Infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11466_TB9143_29072025201717.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IOLANDA MENDONÇA DE SANTANA" "autor_nome_curto" => "IOLANDA" "autor_email" => "iolanda.ms@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135529 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9143 "inscrito_id" => 11466 "titulo" => "A CONCEPÇÃO DE INFÂNCIA PRESENTE NO CURRÍCULO DE PERNAMBUCO PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: RECONHECENDO OS DIREITOS INFANTIS E A DIVERSIDADE DE CRIANÇAS" "resumo" => "O presente texto se propõe a ampliar as reflexões sobre a intencionalidade dos currículos escolares para a Educação Infantil e por isso, delimitou-se como objetivo principal analisar a concepção de infância que norteia o currículo de Pernambuco para a Educação Infantil e como objetivos específicos, identificar como o documento curricular considera a criança enquanto sujeito de direitos e averiguar a contribuição do documento curricular para a valorização da diversidade de crianças, considerando as diferenças que as constituem. O processo metodológico adotado para a realização do estudo, seguiu os princípios da abordagem qualitativa de pesquisa, a partir da análise documental, sob o viés da análise de conteúdo temática categorial (Bardin, 2009). Os resultados sinalizam que o documento considera a criança enquanto sujeito histórico de direitos, que se desenvolve nas interações e nas rotinas cotidianas a ela disponibilizadas e por ela estabelecidas com os adultos e as outras crianças. No entanto, conclui-se que a concepção de infância que norteia o documento não tensiona a diversidade de infâncias, sobretudo, considerando as diferenças territoriais que compõem o estado de Pernambuco. Para além disto, os direitos apresentados no documento curricular, referem-se apenas aos direitos de aprendizagem, sem ampliar reflexões sobre os direitos subjetivos como a integralidade das crianças e o bem-estar. Ademais, a valorização da diversidade de crianças é categorizada a partir das idades identificando-as como bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas, sem fazer considerações aos grupos étnicos culturais e sociais que compõem os contextos da Educação Infantil." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11466_TB9143_29072025201717.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "IOLANDA MENDONÇA DE SANTANA" "autor_nome_curto" => "IOLANDA" "autor_email" => "iolanda.ms@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }