Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO SISTÊMICA E EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: OUTROS OLHARES PARA NOVAS DIREÇÕES

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O artigo busca relatar uma situação escolar no cotidiano da sala de aula e refletir sobre a Educação Sistêmica como ferramenta para um novo olhar e uma nova tomada de atitude para os profissionais de educação que transitam no ambiente escolar e se relacionam com estudantes com deficiências, transtornos e superdotação. Entre outros aspectos, trata da inclusão como direito de todas as pessoas com alguma condição especializada e das atitudes necessárias para a efetivação de uma prática menos preconceituosa e segregacionista, narrando um caso de estudante da sala de aula regular que apresenta necessidades especiais. Traz reflexões sobre a necessidade de se compreender o que é a inclusão, e que a escola precisa ser um espaço para a expressão das diferenças. Os resultados e perspectivas deste relato revelaram que na condução de práticas com escuta e colaboração, o estudante alcançou autonomia e participação no grupo escolar, bem como nos mobilizou como perspectiva o pensamento ético ao respeito do lugar do sujeito e suas subjetividades, em que a formação docente deve se balizar para outros olhares para novas direções, principalmente quando articulamos a Educação Sistêmica para as práticas com a Educação Inclusiva.

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