A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESCOLAR NA VALORIZAÇÃO DAS PRÁTICAS ESPORTIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135522 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9133 "inscrito_id" => 19644 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESCOLAR NA VALORIZAÇÃO DAS PRÁTICAS ESPORTIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "A gestão escolar eficaz é um pilar fundamental para a integração e valorização das práticas esportivas na Educação Básica, atuando como um catalisador para o desenvolvimento integral dos alunos. Longe de ser uma atividade secundária, o esporte, quando bem gerenciado, torna-se uma poderosa ferramenta pedagógica e social. No âmbito social e comportamental, a participação em atividades esportivas supervisionadas pela gestão escolar facilita a socialização dos alunos, ensinando o trabalho em equipe, a cooperação e o respeito às diferenças. Este processo impacta diretamente na disciplina geral, tanto em sala de aula quanto fora dela, ao promover o acatamento de regras e a resolução pacífica de conflitos. A oferta de um ambiente escolar mais dinâmico e atrativo, impulsionado pelo esporte, contribui significativamente para a permanência escolar, reduzindo taxas de evasão e mantendo os estudantes engajados com o ambiente educacional. Do ponto de vista do desenvolvimento humano, a prática regular de esportes é crucial para o aprimoramento da coordenação motora e de outras habilidades psicomotoras essenciais. Em um contexto contemporâneo de não uso excessivo de telas, o esporte oferece uma alternativa saudável e ativa, combatendo o sedentarismo e promovendo hábitos de vida equilibrados. Para concretizar essa visão, a gestão escolar precisa garantir o planejamento de recursos financeiros específicos para a aquisição e manutenção de equipamentos esportivos adequados e seguros. Além disso, é imprescindível organizar e incentivar a participação em eventos esportivos, tanto interescolares quanto na comunidade, que não só validam o esforço dos alunos, mas também fortalecem o vínculo com a escola e a comunidade. Assim, uma gestão escolar proativa e visionária é essencial para que o esporte cumpra seu papel transformador na jornada educacional dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID19644_TB9133_29072025025204.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINE EDUARDA DE SOUZA SILVA" "autor_nome_curto" => "CAROLINE" "autor_email" => "caroleduarda2122@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA (IFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135522 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9133 "inscrito_id" => 19644 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO ESCOLAR NA VALORIZAÇÃO DAS PRÁTICAS ESPORTIVAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "A gestão escolar eficaz é um pilar fundamental para a integração e valorização das práticas esportivas na Educação Básica, atuando como um catalisador para o desenvolvimento integral dos alunos. Longe de ser uma atividade secundária, o esporte, quando bem gerenciado, torna-se uma poderosa ferramenta pedagógica e social. No âmbito social e comportamental, a participação em atividades esportivas supervisionadas pela gestão escolar facilita a socialização dos alunos, ensinando o trabalho em equipe, a cooperação e o respeito às diferenças. Este processo impacta diretamente na disciplina geral, tanto em sala de aula quanto fora dela, ao promover o acatamento de regras e a resolução pacífica de conflitos. A oferta de um ambiente escolar mais dinâmico e atrativo, impulsionado pelo esporte, contribui significativamente para a permanência escolar, reduzindo taxas de evasão e mantendo os estudantes engajados com o ambiente educacional. Do ponto de vista do desenvolvimento humano, a prática regular de esportes é crucial para o aprimoramento da coordenação motora e de outras habilidades psicomotoras essenciais. Em um contexto contemporâneo de não uso excessivo de telas, o esporte oferece uma alternativa saudável e ativa, combatendo o sedentarismo e promovendo hábitos de vida equilibrados. Para concretizar essa visão, a gestão escolar precisa garantir o planejamento de recursos financeiros específicos para a aquisição e manutenção de equipamentos esportivos adequados e seguros. Além disso, é imprescindível organizar e incentivar a participação em eventos esportivos, tanto interescolares quanto na comunidade, que não só validam o esforço dos alunos, mas também fortalecem o vínculo com a escola e a comunidade. Assim, uma gestão escolar proativa e visionária é essencial para que o esporte cumpra seu papel transformador na jornada educacional dos estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID19644_TB9133_29072025025204.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CAROLINE EDUARDA DE SOUZA SILVA" "autor_nome_curto" => "CAROLINE" "autor_email" => "caroleduarda2122@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE RORAIMA (IFRR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }