NAAI E IPREDE: TECENDO CAMINHOS DE ACESSIBILIDADE E ABRAÇOS DE INCLUSÃO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135460 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9047 "inscrito_id" => 1893 "titulo" => "NAAI E IPREDE: TECENDO CAMINHOS DE ACESSIBILIDADE E ABRAÇOS DE INCLUSÃO" "resumo" => "Este trabalho avaliou a acessibilidade e inclusão em dois espaços distintos: o Instituto Primeira Infância (IPREDE) e o Núcleo de Apoio à Acessibilidade e Inclusão (NAAI) da UECE. O IPREDE, vinculado à Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, através do projeto Vincular oferece atendimento inclusivo a crianças com deficiência por meio de diversas modalidades de atividades sociais, culturais e pedagógicas, além de apoio às famílias. A instituição possui espaços acessíveis e promove atendimentos multidisciplinares, embora reconheça a necessidade de melhorias, especialmente em recursos tecnológicos e comunicação em Libras. O ambiente é acolhedor e aberto à comunidade, atendendo semanalmente crianças e adultos com diversas deficiências. Já o NAAI, criado em 2021, funciona dentro da UECE e oferece suporte e adaptações para estudantes, servidores e professores com deficiência ou necessidades específicas. Apesar de algumas limitações físicas no prédio, o núcleo conta com recursos tecnológicos e promove formações para ampliar a conscientização sobre acessibilidade. Entretanto, destaca-se a baixa divulgação do NAAI entre a comunidade acadêmica, limitando o conhecimento e uso dos serviços oferecidos. As análises críticas apontam que, embora ambos os espaços promovam a inclusão, há desafios relacionados à ampliação do público atendido no IPREDE e melhorias estruturais e de divulgação no NAAI. Ressalta-se a importância da acessibilidade física e pedagógica para garantir igualdade de oportunidades e o desenvolvimento pleno das pessoas com deficiência. Os projetos visitados representam avanços significativos no atendimento inclusivo, mas ainda demandam esforços para ampliar seu alcance e efetividade. Conclui-se que investir na expansão, infraestrutura e conscientização desses espaços é fundamental para fortalecer a inclusão social e educacional, promovendo uma sociedade mais justa e acolhedora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID1893_TB9047_19072025170210.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA VANESSA FARIAS SILVA" "autor_nome_curto" => "Vanessa F." "autor_email" => "vanessasilvaf40@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135460 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9047 "inscrito_id" => 1893 "titulo" => "NAAI E IPREDE: TECENDO CAMINHOS DE ACESSIBILIDADE E ABRAÇOS DE INCLUSÃO" "resumo" => "Este trabalho avaliou a acessibilidade e inclusão em dois espaços distintos: o Instituto Primeira Infância (IPREDE) e o Núcleo de Apoio à Acessibilidade e Inclusão (NAAI) da UECE. O IPREDE, vinculado à Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, através do projeto Vincular oferece atendimento inclusivo a crianças com deficiência por meio de diversas modalidades de atividades sociais, culturais e pedagógicas, além de apoio às famílias. A instituição possui espaços acessíveis e promove atendimentos multidisciplinares, embora reconheça a necessidade de melhorias, especialmente em recursos tecnológicos e comunicação em Libras. O ambiente é acolhedor e aberto à comunidade, atendendo semanalmente crianças e adultos com diversas deficiências. Já o NAAI, criado em 2021, funciona dentro da UECE e oferece suporte e adaptações para estudantes, servidores e professores com deficiência ou necessidades específicas. Apesar de algumas limitações físicas no prédio, o núcleo conta com recursos tecnológicos e promove formações para ampliar a conscientização sobre acessibilidade. Entretanto, destaca-se a baixa divulgação do NAAI entre a comunidade acadêmica, limitando o conhecimento e uso dos serviços oferecidos. As análises críticas apontam que, embora ambos os espaços promovam a inclusão, há desafios relacionados à ampliação do público atendido no IPREDE e melhorias estruturais e de divulgação no NAAI. Ressalta-se a importância da acessibilidade física e pedagógica para garantir igualdade de oportunidades e o desenvolvimento pleno das pessoas com deficiência. Os projetos visitados representam avanços significativos no atendimento inclusivo, mas ainda demandam esforços para ampliar seu alcance e efetividade. Conclui-se que investir na expansão, infraestrutura e conscientização desses espaços é fundamental para fortalecer a inclusão social e educacional, promovendo uma sociedade mais justa e acolhedora." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID1893_TB9047_19072025170210.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA VANESSA FARIAS SILVA" "autor_nome_curto" => "Vanessa F." "autor_email" => "vanessasilvaf40@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }