Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NAAI E IPREDE: TECENDO CAMINHOS DE ACESSIBILIDADE E ABRAÇOS DE INCLUSÃO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho avaliou a acessibilidade e inclusão em dois espaços distintos: o Instituto Primeira Infância (IPREDE) e o Núcleo de Apoio à Acessibilidade e Inclusão (NAAI) da UECE. O IPREDE, vinculado à Secretaria Municipal de Educação de Fortaleza, através do projeto Vincular oferece atendimento inclusivo a crianças com deficiência por meio de diversas modalidades de atividades sociais, culturais e pedagógicas, além de apoio às famílias. A instituição possui espaços acessíveis e promove atendimentos multidisciplinares, embora reconheça a necessidade de melhorias, especialmente em recursos tecnológicos e comunicação em Libras. O ambiente é acolhedor e aberto à comunidade, atendendo semanalmente crianças e adultos com diversas deficiências. Já o NAAI, criado em 2021, funciona dentro da UECE e oferece suporte e adaptações para estudantes, servidores e professores com deficiência ou necessidades específicas. Apesar de algumas limitações físicas no prédio, o núcleo conta com recursos tecnológicos e promove formações para ampliar a conscientização sobre acessibilidade. Entretanto, destaca-se a baixa divulgação do NAAI entre a comunidade acadêmica, limitando o conhecimento e uso dos serviços oferecidos. As análises críticas apontam que, embora ambos os espaços promovam a inclusão, há desafios relacionados à ampliação do público atendido no IPREDE e melhorias estruturais e de divulgação no NAAI. Ressalta-se a importância da acessibilidade física e pedagógica para garantir igualdade de oportunidades e o desenvolvimento pleno das pessoas com deficiência. Os projetos visitados representam avanços significativos no atendimento inclusivo, mas ainda demandam esforços para ampliar seu alcance e efetividade. Conclui-se que investir na expansão, infraestrutura e conscientização desses espaços é fundamental para fortalecer a inclusão social e educacional, promovendo uma sociedade mais justa e acolhedora.

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