FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NEUROEDUCAÇÃO: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA NA ELABORAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS POTENCIALIZADORAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135328 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8848 "inscrito_id" => 15692 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NEUROEDUCAÇÃO: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA NA ELABORAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS POTENCIALIZADORAS" "resumo" => "A aprendizagem é um processo multifacetado que envolve em sua consolidação fatores físicos, emocionais e sociais, como a qualidade do sono, nutrição adequada e uma autoestima saudável. Nesse sentido, a Neuroeducação, campo que abrange estudos advindos das áreas da educação, neurociência e psicologia, têm ampliado a compreensão do fenômeno do aprendizado, levando à consideração de aspectos que podem explorar da maneira mais ampla possível as capacidades dos discentes (METRING, 2011; SENA, 2015). Assim, considerar os conhecimentos oriundos dessa área, em ascensão desde o começo da década de 1990, é abrir espaço para a elaboração de práticas pedagógicas enriquecedoras. Este trabalho, portanto, é uma pesquisa bibliográfica, que elencou fatores sobre os quais a Neuroeducação já se debruçou e elucidou o seu impacto no ensino-aprendizagem – tais como memória, emoções, sono, rotina, atenção – e discutiu a importância de seu conhecimento por parte dos docentes no embasamento de sua prática pedagógica. Além disso, visto que a aprendizagem não é um processo somente biológico, porém, também não acontece fora dessa esfera, esta pesquisa abordou ainda a necessidade de considerar os conceitos e descobertas advindas da neurociência aplicada à educação como uma prática que precisa ser levada em consideração numa formação docente de qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15692_TB8848_23062025235420.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAILSON FERREIRA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "MAILSON" "autor_email" => "mailsonrodriguez@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135328 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8848 "inscrito_id" => 15692 "titulo" => "FORMAÇÃO DE PROFESSORES E NEUROEDUCAÇÃO: UMA RELAÇÃO NECESSÁRIA NA ELABORAÇÃO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS POTENCIALIZADORAS" "resumo" => "A aprendizagem é um processo multifacetado que envolve em sua consolidação fatores físicos, emocionais e sociais, como a qualidade do sono, nutrição adequada e uma autoestima saudável. Nesse sentido, a Neuroeducação, campo que abrange estudos advindos das áreas da educação, neurociência e psicologia, têm ampliado a compreensão do fenômeno do aprendizado, levando à consideração de aspectos que podem explorar da maneira mais ampla possível as capacidades dos discentes (METRING, 2011; SENA, 2015). Assim, considerar os conhecimentos oriundos dessa área, em ascensão desde o começo da década de 1990, é abrir espaço para a elaboração de práticas pedagógicas enriquecedoras. Este trabalho, portanto, é uma pesquisa bibliográfica, que elencou fatores sobre os quais a Neuroeducação já se debruçou e elucidou o seu impacto no ensino-aprendizagem – tais como memória, emoções, sono, rotina, atenção – e discutiu a importância de seu conhecimento por parte dos docentes no embasamento de sua prática pedagógica. Além disso, visto que a aprendizagem não é um processo somente biológico, porém, também não acontece fora dessa esfera, esta pesquisa abordou ainda a necessidade de considerar os conceitos e descobertas advindas da neurociência aplicada à educação como uma prática que precisa ser levada em consideração numa formação docente de qualidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15692_TB8848_23062025235420.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MAILSON FERREIRA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "MAILSON" "autor_email" => "mailsonrodriguez@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO (UEMA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }