O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM BREVES, MARAJÓ, PÁ: RELAÇÃO DO CURRÍCULO COM O SABER LOCAL E A MEMÓRIA ANCESTRAL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135277 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8780 "inscrito_id" => 18581 "titulo" => "O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM BREVES, MARAJÓ, PÁ: RELAÇÃO DO CURRÍCULO COM O SABER LOCAL E A MEMÓRIA ANCESTRAL" "resumo" => "A pesquisa levanta reflexões sobre o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir da realidade de duas escolas públicas no município de Breves, arquipélago de Marajó. Partiu dos seguintes questionamentos: o ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental em Breves dialoga com o saber local e a memória ancestral do território marajoara? Que concepção de história é materializada pelo currículo escolar sob orientação da BNCC e quais suas implicações para uma formação crítica? Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que levantou dados por meio da pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas com docentes e discentes de turmas do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. Teoricamente, apoia-se em autores do campo da história da educação, como Sanfelice (2008) e Saviani (2008) e do currículo, com destaque para Silva (2011), Lopes e Macedo (2011). Os dados analisados com base na técnica da análise de conteúdo revelam que o currículo de História reflete uma concepção de ensino pautada na pedagogia das competências que remete a uma pedagogização da História e, por conseguinte a instrumentalização dos conhecimentos históricos. Nesse processo verifica-se uma forte ênfase na historiografia nacional, como também a tentativa de estabelecer um ensino que dialoga com o saber local e a memória ancestral, o que sugerimos ocorrer por meio da inserção de um livro didático que trata da história do município e de fragmentos da memória de coletivos ancestrais do arquipélago marajoara, fato que pode contribuir com uma formação da consciência histórica que corrobore a formação e do pensamento crítico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID18581_TB8780_23062025225043.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE MIRANDA COSTA" "autor_nome_curto" => "ELIANE" "autor_email" => "elianec@ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135277 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8780 "inscrito_id" => 18581 "titulo" => "O ENSINO DE HISTÓRIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM BREVES, MARAJÓ, PÁ: RELAÇÃO DO CURRÍCULO COM O SABER LOCAL E A MEMÓRIA ANCESTRAL" "resumo" => "A pesquisa levanta reflexões sobre o ensino de história nos anos iniciais do ensino fundamental, a partir da realidade de duas escolas públicas no município de Breves, arquipélago de Marajó. Partiu dos seguintes questionamentos: o ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental em Breves dialoga com o saber local e a memória ancestral do território marajoara? Que concepção de história é materializada pelo currículo escolar sob orientação da BNCC e quais suas implicações para uma formação crítica? Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa que levantou dados por meio da pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas semiestruturadas com docentes e discentes de turmas do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. Teoricamente, apoia-se em autores do campo da história da educação, como Sanfelice (2008) e Saviani (2008) e do currículo, com destaque para Silva (2011), Lopes e Macedo (2011). Os dados analisados com base na técnica da análise de conteúdo revelam que o currículo de História reflete uma concepção de ensino pautada na pedagogia das competências que remete a uma pedagogização da História e, por conseguinte a instrumentalização dos conhecimentos históricos. Nesse processo verifica-se uma forte ênfase na historiografia nacional, como também a tentativa de estabelecer um ensino que dialoga com o saber local e a memória ancestral, o que sugerimos ocorrer por meio da inserção de um livro didático que trata da história do município e de fragmentos da memória de coletivos ancestrais do arquipélago marajoara, fato que pode contribuir com uma formação da consciência histórica que corrobore a formação e do pensamento crítico." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID18581_TB8780_23062025225043.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIANE MIRANDA COSTA" "autor_nome_curto" => "ELIANE" "autor_email" => "elianec@ufpa.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }