APRENDIZADO EXPERIENCIAL: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NO CURSO DE PSICOLOGIA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135040 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8425 "inscrito_id" => 17792 "titulo" => "APRENDIZADO EXPERIENCIAL: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NO CURSO DE PSICOLOGIA" "resumo" => "Um dos principais desafios do processo de ensino e aprendizagem é romper o paradigma da disciplinaridade que favorece a fragmentação da construção do conhecimento por meio da desarticulação dos saberes relacionados a uma determinada área. Uma forma de superar esse desafio é trazer uma abordagem transdisciplinar. A transdisciplinaridade é capaz de cruzar as especialidades, superar as fronteiras e transcorrer os conhecimentos, ocasionando uma compreensão mais holística dos saberes corroborando para uma formação profissional crítica e integrada que esteja alinhada às necessidades da atual sociedade. A partir desta compreensão, o objetivo, deste trabalho, foi trazer o relato sobre uma prática transdisciplinar no curso de Psicologia a partir da curricularização da extensão. No decorrer do segundo semestre 2023, duas turmas do curso de Psicologia realizaram as disciplinas Psicologia Escolar, Estágio Básico Supervisionado em Psicologia e Instituições e, Projeto de Extensão em Educação. A disciplina de Psicologia Escolar trouxe elementos teóricos para refletir criticamente sobre a educação, as instituições de ensino e suas práticas e a atuação da psicologia. O Estágio Básico Supervisionado em Psicologia e Instituições possibilitou que os alunos tivessem acesso às unidades de ensino, na perspectiva de compreender as relações instituídas, além da elaboração de um projeto de intervenção. O Projeto de Extensão em Educação levou a proposta norteadora de direitos humanos e a promoção da cultura de paz nas escolas para uma intervenção prática. O Projeto de Extensão dialogou com as disciplinas citadas fomentando trocas de conhecimentos, reflexões e criatividade que resultaram em práticas transdisciplinares entre professores, entre estudantes e entre professores e estudantes, conforme preconiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia. De maneira inédita na instituição, as três disciplinas se entrelaçaram, proporcionando aos alunos uma vivência de integração e a percepção de uma relação efetiva entre teoria e prática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID17792_TB8425_23062025005701.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIO MAIA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "FABIO" "autor_email" => "fabiomaia.di@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE UNYLEYA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135040 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8425 "inscrito_id" => 17792 "titulo" => "APRENDIZADO EXPERIENCIAL: UM OLHAR SOBRE AS PRÁTICAS INTERDISCIPLINARES NO CURSO DE PSICOLOGIA" "resumo" => "Um dos principais desafios do processo de ensino e aprendizagem é romper o paradigma da disciplinaridade que favorece a fragmentação da construção do conhecimento por meio da desarticulação dos saberes relacionados a uma determinada área. Uma forma de superar esse desafio é trazer uma abordagem transdisciplinar. A transdisciplinaridade é capaz de cruzar as especialidades, superar as fronteiras e transcorrer os conhecimentos, ocasionando uma compreensão mais holística dos saberes corroborando para uma formação profissional crítica e integrada que esteja alinhada às necessidades da atual sociedade. A partir desta compreensão, o objetivo, deste trabalho, foi trazer o relato sobre uma prática transdisciplinar no curso de Psicologia a partir da curricularização da extensão. No decorrer do segundo semestre 2023, duas turmas do curso de Psicologia realizaram as disciplinas Psicologia Escolar, Estágio Básico Supervisionado em Psicologia e Instituições e, Projeto de Extensão em Educação. A disciplina de Psicologia Escolar trouxe elementos teóricos para refletir criticamente sobre a educação, as instituições de ensino e suas práticas e a atuação da psicologia. O Estágio Básico Supervisionado em Psicologia e Instituições possibilitou que os alunos tivessem acesso às unidades de ensino, na perspectiva de compreender as relações instituídas, além da elaboração de um projeto de intervenção. O Projeto de Extensão em Educação levou a proposta norteadora de direitos humanos e a promoção da cultura de paz nas escolas para uma intervenção prática. O Projeto de Extensão dialogou com as disciplinas citadas fomentando trocas de conhecimentos, reflexões e criatividade que resultaram em práticas transdisciplinares entre professores, entre estudantes e entre professores e estudantes, conforme preconiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Psicologia. De maneira inédita na instituição, as três disciplinas se entrelaçaram, proporcionando aos alunos uma vivência de integração e a percepção de uma relação efetiva entre teoria e prática." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID17792_TB8425_23062025005701.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIO MAIA DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "FABIO" "autor_email" => "fabiomaia.di@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE UNYLEYA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }