UMA ESTRELINHA MORA NO MEU CORAÇÃO: A LITERATURA INFANTIL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA ELABORAÇÃO DO LUTO DA CRIANÇA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134994 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8351 "inscrito_id" => 17430 "titulo" => "UMA ESTRELINHA MORA NO MEU CORAÇÃO: A LITERATURA INFANTIL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA ELABORAÇÃO DO LUTO DA CRIANÇA" "resumo" => "A presente pesquisa se propõe a investigar como a literatura infantil pode ser utilizada no contexto escolar para abordar a finitude da vida e o luto na infância, temática muitas vezes silenciada no contexto educacional e familiar. A morte, embora intrínseca a existência humana, é frequentemente tratada como um tabu, especialmente no universo infantil. No entanto, negar à criança o direito de refletir sobre esse fenômeno pode gerar um agravante em seu desenvolvimento cognitivo, social e, sobretudo, emocional. Por meio de narrativas sensíveis e simbólicas, as histórias infantis proporcionam um espaço de escuta e acolhimento, onde a criança pode expor seus anseios e percepções acerca da vida e da morte, vivenciando o luto de forma menos traumática. Desse modo, o estudo pretende promover uma reflexão no tocante a questão do luto infantil, de modo a equipar educadores com recursos para lidar com esse dilema. A investigação traz como aporte metodológico uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, cujo objetivo central é compreender, mediante um levantamento bibliográfico e estudos de caso, as contribuições da literatura infantil para a elaboração do luto da criança. Os estudos de caso analisam como as crianças, em diferentes estágios do desenvolvimento cognitivo, conceituam e vivenciam a morte. O referencial teórico da pesquisa fundamenta-se em teóricos que discutem a importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança, bem como aqueles que estudam a temática da morte e do luto no universo infantil, com destaque para Bruno Bettelheim, Nelly Novaes Coelho, Maria Júlia Kovács e Arminda Aberastury, que reconhecem o potencial das histórias infantis em auxiliar a criança a lidar com emoções complexas, como medo, perdas e inseguranças. Os resultados obtidos revelam que a literatura não apenas informa, mas acolhe e transforma, sendo uma aliada essencial no processo de construção emocional da criança diante da morte." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID17430_TB8351_22062025125622.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ EDUARDO DA SILVA NETO" "autor_nome_curto" => "Eduardo" "autor_email" => "eueduardosilva175@outlook.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134994 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8351 "inscrito_id" => 17430 "titulo" => "UMA ESTRELINHA MORA NO MEU CORAÇÃO: A LITERATURA INFANTIL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA ELABORAÇÃO DO LUTO DA CRIANÇA" "resumo" => "A presente pesquisa se propõe a investigar como a literatura infantil pode ser utilizada no contexto escolar para abordar a finitude da vida e o luto na infância, temática muitas vezes silenciada no contexto educacional e familiar. A morte, embora intrínseca a existência humana, é frequentemente tratada como um tabu, especialmente no universo infantil. No entanto, negar à criança o direito de refletir sobre esse fenômeno pode gerar um agravante em seu desenvolvimento cognitivo, social e, sobretudo, emocional. Por meio de narrativas sensíveis e simbólicas, as histórias infantis proporcionam um espaço de escuta e acolhimento, onde a criança pode expor seus anseios e percepções acerca da vida e da morte, vivenciando o luto de forma menos traumática. Desse modo, o estudo pretende promover uma reflexão no tocante a questão do luto infantil, de modo a equipar educadores com recursos para lidar com esse dilema. A investigação traz como aporte metodológico uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, cujo objetivo central é compreender, mediante um levantamento bibliográfico e estudos de caso, as contribuições da literatura infantil para a elaboração do luto da criança. Os estudos de caso analisam como as crianças, em diferentes estágios do desenvolvimento cognitivo, conceituam e vivenciam a morte. O referencial teórico da pesquisa fundamenta-se em teóricos que discutem a importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança, bem como aqueles que estudam a temática da morte e do luto no universo infantil, com destaque para Bruno Bettelheim, Nelly Novaes Coelho, Maria Júlia Kovács e Arminda Aberastury, que reconhecem o potencial das histórias infantis em auxiliar a criança a lidar com emoções complexas, como medo, perdas e inseguranças. Os resultados obtidos revelam que a literatura não apenas informa, mas acolhe e transforma, sendo uma aliada essencial no processo de construção emocional da criança diante da morte." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID17430_TB8351_22062025125622.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ EDUARDO DA SILVA NETO" "autor_nome_curto" => "Eduardo" "autor_email" => "eueduardosilva175@outlook.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }