Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA ESTRELINHA MORA NO MEU CORAÇÃO: A LITERATURA INFANTIL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA ELABORAÇÃO DO LUTO DA CRIANÇA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 18 - Educação Emocional
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134994
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8351
    "inscrito_id" => 17430
    "titulo" => "UMA ESTRELINHA MORA NO MEU CORAÇÃO: A LITERATURA INFANTIL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA ELABORAÇÃO DO LUTO DA CRIANÇA"
    "resumo" => "A presente pesquisa se propõe a investigar como a literatura infantil pode ser utilizada no contexto escolar para abordar a finitude da vida e o luto na infância, temática muitas vezes silenciada no contexto educacional e familiar. A morte, embora intrínseca a existência humana, é frequentemente tratada como um tabu, especialmente no universo infantil. No entanto, negar à criança o direito de refletir sobre esse fenômeno pode gerar um agravante em seu desenvolvimento cognitivo, social e, sobretudo, emocional. Por meio de narrativas sensíveis e simbólicas, as histórias infantis proporcionam um espaço de escuta e acolhimento, onde a criança pode expor seus anseios e percepções acerca da vida e da morte, vivenciando o luto de forma menos traumática. Desse modo, o estudo pretende promover uma reflexão no tocante a questão do luto infantil, de modo a equipar educadores com recursos para lidar com esse dilema. A investigação traz como aporte metodológico uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, cujo objetivo central é compreender, mediante um levantamento bibliográfico e estudos de caso, as contribuições da literatura infantil para a elaboração do luto da criança. Os estudos de caso analisam como as crianças, em diferentes estágios do desenvolvimento cognitivo, conceituam e vivenciam a morte. O referencial teórico da pesquisa fundamenta-se em teóricos que discutem a importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança, bem como aqueles que estudam a temática da morte e do luto no universo infantil, com destaque para Bruno Bettelheim, Nelly Novaes Coelho, Maria Júlia Kovács e Arminda Aberastury, que reconhecem o potencial das histórias infantis em auxiliar a criança a lidar com emoções complexas, como medo, perdas e inseguranças. Os resultados obtidos revelam que a literatura não apenas informa, mas acolhe e transforma, sendo uma aliada essencial no processo de construção emocional da criança diante da morte."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID17430_TB8351_22062025125622.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ EDUARDO DA SILVA NETO"
    "autor_nome_curto" => "Eduardo"
    "autor_email" => "eueduardosilva175@outlook.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134994
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 8351
    "inscrito_id" => 17430
    "titulo" => "UMA ESTRELINHA MORA NO MEU CORAÇÃO: A LITERATURA INFANTIL COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NA ELABORAÇÃO DO LUTO DA CRIANÇA"
    "resumo" => "A presente pesquisa se propõe a investigar como a literatura infantil pode ser utilizada no contexto escolar para abordar a finitude da vida e o luto na infância, temática muitas vezes silenciada no contexto educacional e familiar. A morte, embora intrínseca a existência humana, é frequentemente tratada como um tabu, especialmente no universo infantil. No entanto, negar à criança o direito de refletir sobre esse fenômeno pode gerar um agravante em seu desenvolvimento cognitivo, social e, sobretudo, emocional. Por meio de narrativas sensíveis e simbólicas, as histórias infantis proporcionam um espaço de escuta e acolhimento, onde a criança pode expor seus anseios e percepções acerca da vida e da morte, vivenciando o luto de forma menos traumática. Desse modo, o estudo pretende promover uma reflexão no tocante a questão do luto infantil, de modo a equipar educadores com recursos para lidar com esse dilema. A investigação traz como aporte metodológico uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, cujo objetivo central é compreender, mediante um levantamento bibliográfico e estudos de caso, as contribuições da literatura infantil para a elaboração do luto da criança. Os estudos de caso analisam como as crianças, em diferentes estágios do desenvolvimento cognitivo, conceituam e vivenciam a morte. O referencial teórico da pesquisa fundamenta-se em teóricos que discutem a importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança, bem como aqueles que estudam a temática da morte e do luto no universo infantil, com destaque para Bruno Bettelheim, Nelly Novaes Coelho, Maria Júlia Kovács e Arminda Aberastury, que reconhecem o potencial das histórias infantis em auxiliar a criança a lidar com emoções complexas, como medo, perdas e inseguranças. Os resultados obtidos revelam que a literatura não apenas informa, mas acolhe e transforma, sendo uma aliada essencial no processo de construção emocional da criança diante da morte."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 18 - Educação Emocional"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID17430_TB8351_22062025125622.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:24"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSÉ EDUARDO DA SILVA NETO"
    "autor_nome_curto" => "Eduardo"
    "autor_email" => "eueduardosilva175@outlook.com"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU (UNINASSAU)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A presente pesquisa se propõe a investigar como a literatura infantil pode ser utilizada no contexto escolar para abordar a finitude da vida e o luto na infância, temática muitas vezes silenciada no contexto educacional e familiar. A morte, embora intrínseca a existência humana, é frequentemente tratada como um tabu, especialmente no universo infantil. No entanto, negar à criança o direito de refletir sobre esse fenômeno pode gerar um agravante em seu desenvolvimento cognitivo, social e, sobretudo, emocional. Por meio de narrativas sensíveis e simbólicas, as histórias infantis proporcionam um espaço de escuta e acolhimento, onde a criança pode expor seus anseios e percepções acerca da vida e da morte, vivenciando o luto de forma menos traumática. Desse modo, o estudo pretende promover uma reflexão no tocante a questão do luto infantil, de modo a equipar educadores com recursos para lidar com esse dilema. A investigação traz como aporte metodológico uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório, cujo objetivo central é compreender, mediante um levantamento bibliográfico e estudos de caso, as contribuições da literatura infantil para a elaboração do luto da criança. Os estudos de caso analisam como as crianças, em diferentes estágios do desenvolvimento cognitivo, conceituam e vivenciam a morte. O referencial teórico da pesquisa fundamenta-se em teóricos que discutem a importância da literatura infantil para o desenvolvimento da criança, bem como aqueles que estudam a temática da morte e do luto no universo infantil, com destaque para Bruno Bettelheim, Nelly Novaes Coelho, Maria Júlia Kovács e Arminda Aberastury, que reconhecem o potencial das histórias infantis em auxiliar a criança a lidar com emoções complexas, como medo, perdas e inseguranças. Os resultados obtidos revelam que a literatura não apenas informa, mas acolhe e transforma, sendo uma aliada essencial no processo de construção emocional da criança diante da morte.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.