SABERES E PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): DESAFIOS, FORMAÇÃO E POSSIBILIDADES - UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134992 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8347 "inscrito_id" => 15988 "titulo" => "SABERES E PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): DESAFIOS, FORMAÇÃO E POSSIBILIDADES - UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "O estudo investiga as dificuldades enfrentadas pelos professores ao trabalhar com alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo geral deste artigo é investigar acerca de saberes e práticas docentes na educação do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), sob a perspectiva da literatura. Os objetivos específicos incluem: compreender em que consiste o Transtorno do Espectro Autista; analisar as concepções e bases legais sobre o Transtorno do Espectro Autista entre os professores, identificando diferentes perspectivas e entendimentos sobre o TEA; examinar as diretrizes e práticas recomendadas para a formação de professores, com foco em como capacitar esses profissionais para lidar de forma eficaz com alunos com TEA; analisar diretrizes e recomendações para a formação de professores; identificar os principais desafios de professores quanto a inclusão de alunos com TEA. A escolha deste tema se justifica pela necessidade de compreender e aperfeiçoar as práticas pedagógicas voltadas para alunos com TEA, considerando a crescente necessidade de inclusão desses alunos nas escolas regulares. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura, com a coleta de dados de produções acadêmicas disponíveis em plataformas digitais. Os resultados destacam a importância da formação específica dos professores para lidar com as particularidades do TEA e a necessidade de criar um ambiente acolhedor e inclusivo. Além disso, os resultados mostram que a falta de recursos e apoio pode ser uma barreira significativa para a inclusão de alunos com TEA. Em conclusão, o estudo sugere que a inclusão de alunos com TEA requer uma abordagem holística e integrada, que considere as necessidades individuais de cada estudante e crie oportunidades para o desenvolvimento das suas habilidades e potencialidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15988_TB8347_22062025120454.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA MARQUES DE GUIMARÃES" "autor_nome_curto" => "GABRIELA MdG" "autor_email" => "gabriela24088@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134992 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8347 "inscrito_id" => 15988 "titulo" => "SABERES E PRÁTICAS DOCENTES NA EDUCAÇÃO DO ALUNO COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA): DESAFIOS, FORMAÇÃO E POSSIBILIDADES - UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA" "resumo" => "O estudo investiga as dificuldades enfrentadas pelos professores ao trabalhar com alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O objetivo geral deste artigo é investigar acerca de saberes e práticas docentes na educação do aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA), sob a perspectiva da literatura. Os objetivos específicos incluem: compreender em que consiste o Transtorno do Espectro Autista; analisar as concepções e bases legais sobre o Transtorno do Espectro Autista entre os professores, identificando diferentes perspectivas e entendimentos sobre o TEA; examinar as diretrizes e práticas recomendadas para a formação de professores, com foco em como capacitar esses profissionais para lidar de forma eficaz com alunos com TEA; analisar diretrizes e recomendações para a formação de professores; identificar os principais desafios de professores quanto a inclusão de alunos com TEA. A escolha deste tema se justifica pela necessidade de compreender e aperfeiçoar as práticas pedagógicas voltadas para alunos com TEA, considerando a crescente necessidade de inclusão desses alunos nas escolas regulares. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura, com a coleta de dados de produções acadêmicas disponíveis em plataformas digitais. Os resultados destacam a importância da formação específica dos professores para lidar com as particularidades do TEA e a necessidade de criar um ambiente acolhedor e inclusivo. Além disso, os resultados mostram que a falta de recursos e apoio pode ser uma barreira significativa para a inclusão de alunos com TEA. Em conclusão, o estudo sugere que a inclusão de alunos com TEA requer uma abordagem holística e integrada, que considere as necessidades individuais de cada estudante e crie oportunidades para o desenvolvimento das suas habilidades e potencialidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15988_TB8347_22062025120454.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELA MARQUES DE GUIMARÃES" "autor_nome_curto" => "GABRIELA MdG" "autor_email" => "gabriela24088@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }