PROPOSTA DE REFERENCIAL CURRICULAR DA HISTÓRIA DE PESQUEIRA: ABORDAGEM SOBRE OS POVOS ORIGINÁRIOS XUKURU DO ORORUBÁ E O QUILOMBO NEGRO DO OSSO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134802 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8058 "inscrito_id" => 17147 "titulo" => "PROPOSTA DE REFERENCIAL CURRICULAR DA HISTÓRIA DE PESQUEIRA: ABORDAGEM SOBRE OS POVOS ORIGINÁRIOS XUKURU DO ORORUBÁ E O QUILOMBO NEGRO DO OSSO" "resumo" => "O presente trabalho é resultado de uma pesquisa que propõe a elaboração de um referencial curricular que inclua estudos sobre os povos originários do território indígena Xukuru do Ororubá e a comunidade quilombola Negro do Osso, com o objetivo de implementar o ensino da história local na grade curricular da rede municipal de ensino de Pesqueira-PE. A proposta está ancorada em estudos bibliográficos sobre os povos Xukuru e os quilombolas da comunidade Negro do Osso. Busca-se que este estudo sirva para a valorização das vivências e culturas locais, criando parâmetros teóricos que possibilitem a construção de um currículo participativo, inclusivo e antirracista, voltado à visibilidade de culturas historicamente marginalizadas. Metodologicamente, esta proposta fundamenta-se em análise documental, entrevistas semiestruturadas com 20 participantes, entre professores e lideranças indígenas, quilombolas, e revisão bibliográfica sobre o tema abordado. Com base nos resultados encontrados e nos referenciais utilizados, o estudo pretende oferecer embasamento teórico para o desenvolvimento de um currículo comprometido com a história dos povos que habitam esse território. Assim, a presente proposta contribui para o ensino da história local, dando visibilidade aos povos que, desde a formação do município, resistem às tentativas de invisibilização promovidas pelos colonizadores e pela elite dominante do país." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID17147_TB8058_03062025024543.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE EDMILSON ZUZA DE MELO" "autor_nome_curto" => "JOSE" "autor_email" => "professoredmilsonzuza@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL (UNINTER)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134802 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 8058 "inscrito_id" => 17147 "titulo" => "PROPOSTA DE REFERENCIAL CURRICULAR DA HISTÓRIA DE PESQUEIRA: ABORDAGEM SOBRE OS POVOS ORIGINÁRIOS XUKURU DO ORORUBÁ E O QUILOMBO NEGRO DO OSSO" "resumo" => "O presente trabalho é resultado de uma pesquisa que propõe a elaboração de um referencial curricular que inclua estudos sobre os povos originários do território indígena Xukuru do Ororubá e a comunidade quilombola Negro do Osso, com o objetivo de implementar o ensino da história local na grade curricular da rede municipal de ensino de Pesqueira-PE. A proposta está ancorada em estudos bibliográficos sobre os povos Xukuru e os quilombolas da comunidade Negro do Osso. Busca-se que este estudo sirva para a valorização das vivências e culturas locais, criando parâmetros teóricos que possibilitem a construção de um currículo participativo, inclusivo e antirracista, voltado à visibilidade de culturas historicamente marginalizadas. Metodologicamente, esta proposta fundamenta-se em análise documental, entrevistas semiestruturadas com 20 participantes, entre professores e lideranças indígenas, quilombolas, e revisão bibliográfica sobre o tema abordado. Com base nos resultados encontrados e nos referenciais utilizados, o estudo pretende oferecer embasamento teórico para o desenvolvimento de um currículo comprometido com a história dos povos que habitam esse território. Assim, a presente proposta contribui para o ensino da história local, dando visibilidade aos povos que, desde a formação do município, resistem às tentativas de invisibilização promovidas pelos colonizadores e pela elite dominante do país." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID17147_TB8058_03062025024543.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSE EDMILSON ZUZA DE MELO" "autor_nome_curto" => "JOSE" "autor_email" => "professoredmilsonzuza@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL (UNINTER)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }