PEDAGOGIA DO OPRIMIDO E TEATRO DO OPRIMIDO: DIÁLOGOS POSSÍVEIS PARA EXECUÇÃO DO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS
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A partir da atuação da autora como educadora social, o texto destaca a importância dos vínculos afetivos e da convivência como ferramentas fundamentais para o desenvolvimento humano e a superação das opressões. O trabalho analisa como a segurança de convivência — conceito ainda pouco assimilado no âmbito das políticas públicas — pode ser potencializada por meio de práticas educativas baseadas no diálogo, no afeto e na horizontalidade das relações. A Pedagogia do Oprimido oferece uma base teórica que valoriza a criticidade e a construção coletiva do saber, enquanto o Teatro do Oprimido propõe técnicas que permitem aos participantes reconhecerem-se como sujeitos históricos, capazes de transformação. Ao estabelecer um paralelo entre essas abordagens e os percursos do SCFV, o artigo defende a adoção dessas metodologias como caminhos efetivos para o fortalecimento de vínculos e a promoção da emancipação social dos sujeitos atendidos, contribuindo, assim, para a efetivação de direitos e da Política Nacional de Assistência Social." 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