Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A GINCANA ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA SOB A ÓTICA DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134600
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7766
    "inscrito_id" => 16637
    "titulo" => "A GINCANA ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA SOB A ÓTICA DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "A escola como um espaço de formação integral e que confere voz aos adolescentes, transformando-os em sujeitos de representatividade tem sido a premissa nas políticas de recomposição da aprendizagem e escola das adolescências. Destarte o estudo tem o objetivo de apresentar como a gincana escolar colabora na promoção de uma formação que contemple não apenas os aspectos cognitivos, mas também os socioafetivos dos estudantes. Metodologicamente, fundamenta-se em uma abordagem qualitativa de natureza básica, caracterizada por um relato de experiência, que permitiu a observação direta dos resultados alcançados durante a realização da Gincana de Páscoa em uma Escola Municipal no Estado Rio Grande do Norte. Nesse sentido, o estudo enfatiza o papel articulador da coordenação pedagógica, responsável por inovar e implementar estratégias que viabilizem um ambiente de aprendizagem dinâmico, inclusivo e participativo. A gincana, surge como uma ferramenta capaz de promover a interação, o protagonismo estudantil e o fortalecimento dos vínculos interpessoais por meio da prática lúdica e colaborativa, demonstrando que que a atividade não se restringiu à diversão: o evento evidenciou o talento, a criatividade e o empenho dos alunos, superando expectativas com apresentações marcadas por momentos de brilho, emoção e elevado envolvimento. A ação promoveu não apenas o desenvolvimento de habilidades cognitivas, mas, também habilidades essenciais, como o trabalho em equipe, a cooperação, a criatividade, o respeito, a empatia, o pensamento crítico e a expressão oral e corporal, consolidando uma experiência que transcende o âmbito festivo. Conclui-se, como instrumento didático, revela-se uma estratégia para a promoção da educação integral, contribuindo de forma significativa para a formação de indivíduos comprometidos com seu processo de aprendizagem. Essa abordagem evidencia a importância estratégias que integrem práticas lúdicas com objetivos educacionais sistematizados e intencionais, garantindo que a aprendizagem se estenda muito além do ambiente escolar e dos momentos específicos celebrados."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16637_TB7766_29042025221146.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WAGNER RHAUAN BEZERRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "WAGNER RHAUAN"
    "autor_email" => "wagner.rhauan2@icloud.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134600
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7766
    "inscrito_id" => 16637
    "titulo" => "A GINCANA ESCOLAR COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA SOB A ÓTICA DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "A escola como um espaço de formação integral e que confere voz aos adolescentes, transformando-os em sujeitos de representatividade tem sido a premissa nas políticas de recomposição da aprendizagem e escola das adolescências. Destarte o estudo tem o objetivo de apresentar como a gincana escolar colabora na promoção de uma formação que contemple não apenas os aspectos cognitivos, mas também os socioafetivos dos estudantes. Metodologicamente, fundamenta-se em uma abordagem qualitativa de natureza básica, caracterizada por um relato de experiência, que permitiu a observação direta dos resultados alcançados durante a realização da Gincana de Páscoa em uma Escola Municipal no Estado Rio Grande do Norte. Nesse sentido, o estudo enfatiza o papel articulador da coordenação pedagógica, responsável por inovar e implementar estratégias que viabilizem um ambiente de aprendizagem dinâmico, inclusivo e participativo. A gincana, surge como uma ferramenta capaz de promover a interação, o protagonismo estudantil e o fortalecimento dos vínculos interpessoais por meio da prática lúdica e colaborativa, demonstrando que que a atividade não se restringiu à diversão: o evento evidenciou o talento, a criatividade e o empenho dos alunos, superando expectativas com apresentações marcadas por momentos de brilho, emoção e elevado envolvimento. A ação promoveu não apenas o desenvolvimento de habilidades cognitivas, mas, também habilidades essenciais, como o trabalho em equipe, a cooperação, a criatividade, o respeito, a empatia, o pensamento crítico e a expressão oral e corporal, consolidando uma experiência que transcende o âmbito festivo. Conclui-se, como instrumento didático, revela-se uma estratégia para a promoção da educação integral, contribuindo de forma significativa para a formação de indivíduos comprometidos com seu processo de aprendizagem. Essa abordagem evidencia a importância estratégias que integrem práticas lúdicas com objetivos educacionais sistematizados e intencionais, garantindo que a aprendizagem se estenda muito além do ambiente escolar e dos momentos específicos celebrados."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID16637_TB7766_29042025221146.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WAGNER RHAUAN BEZERRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "WAGNER RHAUAN"
    "autor_email" => "wagner.rhauan2@icloud.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A escola como um espaço de formação integral e que confere voz aos adolescentes, transformando-os em sujeitos de representatividade tem sido a premissa nas políticas de recomposição da aprendizagem e escola das adolescências. Destarte o estudo tem o objetivo de apresentar como a gincana escolar colabora na promoção de uma formação que contemple não apenas os aspectos cognitivos, mas também os socioafetivos dos estudantes. Metodologicamente, fundamenta-se em uma abordagem qualitativa de natureza básica, caracterizada por um relato de experiência, que permitiu a observação direta dos resultados alcançados durante a realização da Gincana de Páscoa em uma Escola Municipal no Estado Rio Grande do Norte. Nesse sentido, o estudo enfatiza o papel articulador da coordenação pedagógica, responsável por inovar e implementar estratégias que viabilizem um ambiente de aprendizagem dinâmico, inclusivo e participativo. A gincana, surge como uma ferramenta capaz de promover a interação, o protagonismo estudantil e o fortalecimento dos vínculos interpessoais por meio da prática lúdica e colaborativa, demonstrando que que a atividade não se restringiu à diversão: o evento evidenciou o talento, a criatividade e o empenho dos alunos, superando expectativas com apresentações marcadas por momentos de brilho, emoção e elevado envolvimento. A ação promoveu não apenas o desenvolvimento de habilidades cognitivas, mas, também habilidades essenciais, como o trabalho em equipe, a cooperação, a criatividade, o respeito, a empatia, o pensamento crítico e a expressão oral e corporal, consolidando uma experiência que transcende o âmbito festivo. Conclui-se, como instrumento didático, revela-se uma estratégia para a promoção da educação integral, contribuindo de forma significativa para a formação de indivíduos comprometidos com seu processo de aprendizagem. Essa abordagem evidencia a importância estratégias que integrem práticas lúdicas com objetivos educacionais sistematizados e intencionais, garantindo que a aprendizagem se estenda muito além do ambiente escolar e dos momentos específicos celebrados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.