Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

BULLYING: UM DEBATE SOBRE O PAPEL DA ESCOLA E ATUAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

O presente estudo tem como objetivo discutir a questão do bullying como um fenômeno recorrente no ambiente escolar que tem se mostrado uma das principais formas de violência entre estudantes, gerando impactos negativos tanto no desenvolvimento emocional quanto no desempenho acadêmico das vítimas, dos agressores e dos espectadores, ressaltando a importância preventiva do psicopedagogo na educação e os desafios ocasionados mediante os profissionais da educação para trabalhar com a questão. A pesquisa surgiu a partir das observações realizadas durante os estágios do curso de especialização, à carência de profissionais preparados para lhe dar com tal situação dentro da comunidade escolar. A metodologia utilizada neste trabalho de pesquisa é qualitativa, onde foram consumadas por meio de entrevistas com a gestão pedagógica e alunos da rede estadual de ensino médio, com consultas bibliográficas em livros, artigos e periódicos que abordam acerca da questão proposta. Conclui-se que o trabalho psicopedagógico é imprescindível para o bem estar da comunidade escolar, contribuindo para o cotidiano da escola de maneira positiva, combatendo a violência escolar e prevenindo o indivíduo de consequências e transtornos psicossociais, voltando- se para a efetivação e inclusão de uma educação eficaz para o exercício da cidadania. Diante disso, trabalhar o tema dentro da escola, por profissionais da área (saúde e educação) conduz à construção de um ambiente acolhedor, seguro e respeitoso na educação básica, na qual foi aplicado a pesquisa.

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