MELHORIAS PARA O CURSO DE QUÍMICA INDUSTRIAL NA UFPB
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134473 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7549 "inscrito_id" => 14968 "titulo" => "MELHORIAS PARA O CURSO DE QUÍMICA INDUSTRIAL NA UFPB" "resumo" => "O atual dilema discutido entre os discentes e docentes do curso de Química Industrial são os pontos de melhoria que podem ser incluídos na didática e vivência dos mesmos. Essas problemáticas foram baseadas nas significativas quantidades de discentes que ficam desestimulados ou até mesmo buscam a evasão pela falta de assistência. A comunidade acadêmica busca melhorias para estabelecer uma melhor qualidade de absorção de conhecimento, para poder atuar de maneira eficiente e de excelência no mercado de trabalho. Sendo assim, é válido analisar o quanto a desestruturação da grade curricular e a falta de disciplinas dispostas em turnos contrários ao matutino deixam os estudantes mais distantes de realidade estável. Além desses pontos abordados, também pode ser ressaltado a falta de acessibilidade para pessoas com deficiência audiovisual, intelectual, auditiva e outros; fora a dificuldade de inserção de apoios com profissionais da área da saúde, tendo como destaque o psicológico. Em suma, é necessário reavaliar as medidas de dispersão do conhecimento, incluindo métodos didáticos e apoios para com o estudante, pois se a inclusão de modelos iniciar desde a base do curso, além de deixá-lo mais atrativo/disputado, sua expansão de formandos se tornará uma realidade alcançável. Desta forma, acredita-se que uma educação de qualidade está enraizada nos métodos didáticos e práticos, como um globo esférico rotatório, quando bem dispersa, prevê-se bons resultados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14968_TB7549_29042025161028.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITORYA RAYANNE RAMOS TORRES" "autor_nome_curto" => "VITORYA" "autor_email" => "vi.toryarayanne23@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134473 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7549 "inscrito_id" => 14968 "titulo" => "MELHORIAS PARA O CURSO DE QUÍMICA INDUSTRIAL NA UFPB" "resumo" => "O atual dilema discutido entre os discentes e docentes do curso de Química Industrial são os pontos de melhoria que podem ser incluídos na didática e vivência dos mesmos. Essas problemáticas foram baseadas nas significativas quantidades de discentes que ficam desestimulados ou até mesmo buscam a evasão pela falta de assistência. A comunidade acadêmica busca melhorias para estabelecer uma melhor qualidade de absorção de conhecimento, para poder atuar de maneira eficiente e de excelência no mercado de trabalho. Sendo assim, é válido analisar o quanto a desestruturação da grade curricular e a falta de disciplinas dispostas em turnos contrários ao matutino deixam os estudantes mais distantes de realidade estável. Além desses pontos abordados, também pode ser ressaltado a falta de acessibilidade para pessoas com deficiência audiovisual, intelectual, auditiva e outros; fora a dificuldade de inserção de apoios com profissionais da área da saúde, tendo como destaque o psicológico. Em suma, é necessário reavaliar as medidas de dispersão do conhecimento, incluindo métodos didáticos e apoios para com o estudante, pois se a inclusão de modelos iniciar desde a base do curso, além de deixá-lo mais atrativo/disputado, sua expansão de formandos se tornará uma realidade alcançável. Desta forma, acredita-se que uma educação de qualidade está enraizada nos métodos didáticos e práticos, como um globo esférico rotatório, quando bem dispersa, prevê-se bons resultados." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14968_TB7549_29042025161028.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VITORYA RAYANNE RAMOS TORRES" "autor_nome_curto" => "VITORYA" "autor_email" => "vi.toryarayanne23@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }