LETRAMENTO DIGITAL NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO CONEXÃO QUILOMBOLA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134322 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7307 "inscrito_id" => 13588 "titulo" => "LETRAMENTO DIGITAL NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO CONEXÃO QUILOMBOLA" "resumo" => "As comunidades quilombolas representam um patrimônio cultural valioso e são detentoras de saberes, tradições e histórias que enriquecem a diversidade cultural do Brasil. No entanto, essas comunidades enfrentam desafios significativos em termos de visibilidade, reconhecimento e acesso a direitos, muitas vezes exacerbados pela falta de habilidades digitais. Este trabalho trata-se de um relato de experiência com o objetivo de apresentar as contribuições das atividades desenvolvidas no âmbito do projeto de extensão "Conexão Quilombola: Conectando Tradição e Tecnologia através de Letramento Digital" promovido numa parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco(IFPE) e a Secretaria Municipal de Educação do Município de Afogados da Ingazeira-PE. As ações foram desenvolvidas em uma escola do campo que atende estudantes remanescentes quilombolas da comunidade Leitão da Carapuça. A experiência vivenciada pelos autores se deu através de oficinas que trabalharam o letramento digital, tendo como contexto das atividades desenvolvidas, o fortalecimento das relações étnico-raciais e da capacitação em habilidades digitais, contribuindo para o empoderamento, o resgate da identidade racial e a valorização da cultura afro-brasileira, para uma turma de estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental. Como aporte teórico, foram utilizados os pensamentos dos autores Anjos (2006), Gilster (1997) e Soares (2002), entre outros. As atividades desenvolvidas durante o projeto contaram com doze encontros semanais durante quatro meses, em que quatro foram para realização de ações de resgate dos saberes e da história da comunidade e promoção de reflexões sobre a diversidade racial, e oito para capacitar os estudantes pertencentes à comunidade para a criação de materiais digitais. Os momentos foram enriquecedores para o desenvolvimento dos estudantes, tanto como moradores de comunidade quilombola, contribuindo para a preservação da cultura local e valorização de sua história, quanto para a inclusão digital, o que agregou para vivência escolar e social." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13588_TB7307_27042025155542.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS SIQUEIRA LOPES" "autor_nome_curto" => "LUCAS LOPES" "autor_email" => "lucas.ifpeaf@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134322 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7307 "inscrito_id" => 13588 "titulo" => "LETRAMENTO DIGITAL NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO CONEXÃO QUILOMBOLA" "resumo" => "As comunidades quilombolas representam um patrimônio cultural valioso e são detentoras de saberes, tradições e histórias que enriquecem a diversidade cultural do Brasil. No entanto, essas comunidades enfrentam desafios significativos em termos de visibilidade, reconhecimento e acesso a direitos, muitas vezes exacerbados pela falta de habilidades digitais. Este trabalho trata-se de um relato de experiência com o objetivo de apresentar as contribuições das atividades desenvolvidas no âmbito do projeto de extensão "Conexão Quilombola: Conectando Tradição e Tecnologia através de Letramento Digital" promovido numa parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco(IFPE) e a Secretaria Municipal de Educação do Município de Afogados da Ingazeira-PE. As ações foram desenvolvidas em uma escola do campo que atende estudantes remanescentes quilombolas da comunidade Leitão da Carapuça. A experiência vivenciada pelos autores se deu através de oficinas que trabalharam o letramento digital, tendo como contexto das atividades desenvolvidas, o fortalecimento das relações étnico-raciais e da capacitação em habilidades digitais, contribuindo para o empoderamento, o resgate da identidade racial e a valorização da cultura afro-brasileira, para uma turma de estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental. Como aporte teórico, foram utilizados os pensamentos dos autores Anjos (2006), Gilster (1997) e Soares (2002), entre outros. As atividades desenvolvidas durante o projeto contaram com doze encontros semanais durante quatro meses, em que quatro foram para realização de ações de resgate dos saberes e da história da comunidade e promoção de reflexões sobre a diversidade racial, e oito para capacitar os estudantes pertencentes à comunidade para a criação de materiais digitais. Os momentos foram enriquecedores para o desenvolvimento dos estudantes, tanto como moradores de comunidade quilombola, contribuindo para a preservação da cultura local e valorização de sua história, quanto para a inclusão digital, o que agregou para vivência escolar e social." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13588_TB7307_27042025155542.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCAS SIQUEIRA LOPES" "autor_nome_curto" => "LUCAS LOPES" "autor_email" => "lucas.ifpeaf@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO (IFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }