Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO DIGITAL NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE AS CONTRIBUIÇÕES DO PROJETO CONEXÃO QUILOMBOLA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

As comunidades quilombolas representam um patrimônio cultural valioso e são detentoras de saberes, tradições e histórias que enriquecem a diversidade cultural do Brasil. No entanto, essas comunidades enfrentam desafios significativos em termos de visibilidade, reconhecimento e acesso a direitos, muitas vezes exacerbados pela falta de habilidades digitais. Este trabalho trata-se de um relato de experiência com o objetivo de apresentar as contribuições das atividades desenvolvidas no âmbito do projeto de extensão "Conexão Quilombola: Conectando Tradição e Tecnologia através de Letramento Digital" promovido numa parceria entre o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco(IFPE) e a Secretaria Municipal de Educação do Município de Afogados da Ingazeira-PE. As ações foram desenvolvidas em uma escola do campo que atende estudantes remanescentes quilombolas da comunidade Leitão da Carapuça. A experiência vivenciada pelos autores se deu através de oficinas que trabalharam o letramento digital, tendo como contexto das atividades desenvolvidas, o fortalecimento das relações étnico-raciais e da capacitação em habilidades digitais, contribuindo para o empoderamento, o resgate da identidade racial e a valorização da cultura afro-brasileira, para uma turma de estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental. Como aporte teórico, foram utilizados os pensamentos dos autores Anjos (2006), Gilster (1997) e Soares (2002), entre outros. As atividades desenvolvidas durante o projeto contaram com doze encontros semanais durante quatro meses, em que quatro foram para realização de ações de resgate dos saberes e da história da comunidade e promoção de reflexões sobre a diversidade racial, e oito para capacitar os estudantes pertencentes à comunidade para a criação de materiais digitais. Os momentos foram enriquecedores para o desenvolvimento dos estudantes, tanto como moradores de comunidade quilombola, contribuindo para a preservação da cultura local e valorização de sua história, quanto para a inclusão digital, o que agregou para vivência escolar e social.

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