Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LETRAMENTO ESTATÍSTICO NA FORMAÇÃO CIDADÃ: EXPERIÊNCIAS NOS CURSOS DE PEDAGOGIA E PSICOLOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134187
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7092
    "inscrito_id" => 12135
    "titulo" => "LETRAMENTO ESTATÍSTICO NA FORMAÇÃO CIDADÃ: EXPERIÊNCIAS NOS CURSOS DE PEDAGOGIA E PSICOLOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA"
    "resumo" => "Trata-se de uma ampliação de um trabalho iniciado em nível de Doutorado pelo primeiro autor acerca do Letramento Estatístico na formação cidadã, considerando ideias de Freire (2014). Neste âmbito foram estudadas possibilidades em cursos de graduação em pedagogia e psicologia e as implicações na perspectiva crítica proposta por Gal (2002) e Batanero (2001). Letramento estatístico é a capacidade de compreender, avaliar e comunicar dados estatísticos. É uma competência importante para a vida cotidiana, pois as informações estatísticas estão presentes em diversas situações. Por meio de uma metodologia de pesquisa-ação, de cunho qualitativo e com finalidade de análise exploratória dos dados, temos um modelo de referência que considera os diferentes componentes na construção do Letramento Estatístico podemos compreender como um conjunto de competências e conhecimentos que permitem compreender, avaliar e comunicar dados estatísticos em diferentes contextos. Assim, os estudos desenvolvidos em uma Universidade privada no litoral do Estado de São Paulo, podemos desvelar como resultados parciais que algumas habilidades desenvolvidas na formação do pedagogo e outras na formação do psicólogo, tendo algumas comuns e outras específicas da área de atuação. Conclui-se que há necessidade de reflexões acerca da forma com que a estatística está inserida nos diversos cursos e quais objetivos da disciplina em cursos de humanas, fazendo correlação entre a formação geral e formação específica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12135_TB7092_09042025001229.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHEL DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "MICHEL"
    "autor_email" => "michel.costa@unimes.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS (UNIMES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134187
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7092
    "inscrito_id" => 12135
    "titulo" => "LETRAMENTO ESTATÍSTICO NA FORMAÇÃO CIDADÃ: EXPERIÊNCIAS NOS CURSOS DE PEDAGOGIA E PSICOLOGIA DE UMA UNIVERSIDADE PRIVADA"
    "resumo" => "Trata-se de uma ampliação de um trabalho iniciado em nível de Doutorado pelo primeiro autor acerca do Letramento Estatístico na formação cidadã, considerando ideias de Freire (2014). Neste âmbito foram estudadas possibilidades em cursos de graduação em pedagogia e psicologia e as implicações na perspectiva crítica proposta por Gal (2002) e Batanero (2001). Letramento estatístico é a capacidade de compreender, avaliar e comunicar dados estatísticos. É uma competência importante para a vida cotidiana, pois as informações estatísticas estão presentes em diversas situações. Por meio de uma metodologia de pesquisa-ação, de cunho qualitativo e com finalidade de análise exploratória dos dados, temos um modelo de referência que considera os diferentes componentes na construção do Letramento Estatístico podemos compreender como um conjunto de competências e conhecimentos que permitem compreender, avaliar e comunicar dados estatísticos em diferentes contextos. Assim, os estudos desenvolvidos em uma Universidade privada no litoral do Estado de São Paulo, podemos desvelar como resultados parciais que algumas habilidades desenvolvidas na formação do pedagogo e outras na formação do psicólogo, tendo algumas comuns e outras específicas da área de atuação. Conclui-se que há necessidade de reflexões acerca da forma com que a estatística está inserida nos diversos cursos e quais objetivos da disciplina em cursos de humanas, fazendo correlação entre a formação geral e formação específica."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12135_TB7092_09042025001229.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MICHEL DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "MICHEL"
    "autor_email" => "michel.costa@unimes.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE METROPOLITANA DE SANTOS (UNIMES)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Trata-se de uma ampliação de um trabalho iniciado em nível de Doutorado pelo primeiro autor acerca do Letramento Estatístico na formação cidadã, considerando ideias de Freire (2014). Neste âmbito foram estudadas possibilidades em cursos de graduação em pedagogia e psicologia e as implicações na perspectiva crítica proposta por Gal (2002) e Batanero (2001). Letramento estatístico é a capacidade de compreender, avaliar e comunicar dados estatísticos. É uma competência importante para a vida cotidiana, pois as informações estatísticas estão presentes em diversas situações. Por meio de uma metodologia de pesquisa-ação, de cunho qualitativo e com finalidade de análise exploratória dos dados, temos um modelo de referência que considera os diferentes componentes na construção do Letramento Estatístico podemos compreender como um conjunto de competências e conhecimentos que permitem compreender, avaliar e comunicar dados estatísticos em diferentes contextos. Assim, os estudos desenvolvidos em uma Universidade privada no litoral do Estado de São Paulo, podemos desvelar como resultados parciais que algumas habilidades desenvolvidas na formação do pedagogo e outras na formação do psicólogo, tendo algumas comuns e outras específicas da área de atuação. Conclui-se que há necessidade de reflexões acerca da forma com que a estatística está inserida nos diversos cursos e quais objetivos da disciplina em cursos de humanas, fazendo correlação entre a formação geral e formação específica.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.