PROJETO INTEGRADOR E A VIVÊNCIA ACADÊMICA EXTENSIONISTA DOS LICENCIANDOS EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE-UFCG
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 135863 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9608 "inscrito_id" => 13658 "titulo" => "PROJETO INTEGRADOR E A VIVÊNCIA ACADÊMICA EXTENSIONISTA DOS LICENCIANDOS EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE-UFCG" "resumo" => "O Plano Nacional da Educação 2014-2024 e a Lei Federal 13.005/2014 em sua Meta 12 e Estratégia 07 asseguram o mínimo de 10% do total de créditos curriculares de cursos de graduação as atividades de extensão. O Curso de Licenciatura em Geografia na Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande, em sua grade curricular tem 330 h e 22 créditos a atividade de extensão com disciplina Projeto Integrador (I ao V), oportunizando práticas extensionistas. Assim, discentes do quarto período de Geografia matutino, integraram disciplinas cursadas durante os períodos anteriores e propuseram projetos para execução nas escolas públicas do município. A dificuldade inicial foi escolher a temática a partir das disciplinas e elaborar um projeto viável quanto a execução. Foram criados grupos, com temas inter-relacionam duas ou mais disciplinas (Cartografia, Climatologia, Tecnologias para Ensino de Geografia, Geografia Cultural, Geografia Agrária). Quanto aos temas e público teve-se: Cartografia tátil e inclusão (9ºano); Uso do site Google Earth e a educação cartográfica (2º período); Clima e tempo e elaboração de um pluviômetro (9º ano); A feira de agricultores familiares na UFCG e suas relações com a geografia agrária (2º) período; Geografia não é “Decoreba” (2º ano ensino médio); Museus e a Geografia Cultural (9 ano). Durante quatro meses, aconteceram reuniões entre a docente e os discentes, discussão entre viabilidade, aprofundamento de conteúdo, elaboração da apresentação, confecção dos recursos didáticos, apresentação prévia e ajustes finais. As apresentações ocorreram de forma magistral, despertando em alguns alunos do ensino fundamental e médio o desejo em cursar Geografia, de visitar museus, monitorar as chuvas, além da compreensão da importância do respeito às pessoas com deficiência e a mulher. Quanto aos graduandos, a motivação na construção do conhecimento e na pesquisa foi o destaque, já no anseio pelo Projeto integrador V." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13658_TB9608_14082025160657.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAINA BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JANAINA-UFCG-PB" "autor_email" => "janainasimov@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 135863 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 9608 "inscrito_id" => 13658 "titulo" => "PROJETO INTEGRADOR E A VIVÊNCIA ACADÊMICA EXTENSIONISTA DOS LICENCIANDOS EM GEOGRAFIA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE-UFCG" "resumo" => "O Plano Nacional da Educação 2014-2024 e a Lei Federal 13.005/2014 em sua Meta 12 e Estratégia 07 asseguram o mínimo de 10% do total de créditos curriculares de cursos de graduação as atividades de extensão. O Curso de Licenciatura em Geografia na Universidade Federal de Campina Grande, Campus Campina Grande, em sua grade curricular tem 330 h e 22 créditos a atividade de extensão com disciplina Projeto Integrador (I ao V), oportunizando práticas extensionistas. Assim, discentes do quarto período de Geografia matutino, integraram disciplinas cursadas durante os períodos anteriores e propuseram projetos para execução nas escolas públicas do município. A dificuldade inicial foi escolher a temática a partir das disciplinas e elaborar um projeto viável quanto a execução. Foram criados grupos, com temas inter-relacionam duas ou mais disciplinas (Cartografia, Climatologia, Tecnologias para Ensino de Geografia, Geografia Cultural, Geografia Agrária). Quanto aos temas e público teve-se: Cartografia tátil e inclusão (9ºano); Uso do site Google Earth e a educação cartográfica (2º período); Clima e tempo e elaboração de um pluviômetro (9º ano); A feira de agricultores familiares na UFCG e suas relações com a geografia agrária (2º) período; Geografia não é “Decoreba” (2º ano ensino médio); Museus e a Geografia Cultural (9 ano). Durante quatro meses, aconteceram reuniões entre a docente e os discentes, discussão entre viabilidade, aprofundamento de conteúdo, elaboração da apresentação, confecção dos recursos didáticos, apresentação prévia e ajustes finais. As apresentações ocorreram de forma magistral, despertando em alguns alunos do ensino fundamental e médio o desejo em cursar Geografia, de visitar museus, monitorar as chuvas, além da compreensão da importância do respeito às pessoas com deficiência e a mulher. Quanto aos graduandos, a motivação na construção do conhecimento e na pesquisa foi o destaque, já no anseio pelo Projeto integrador V." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13658_TB9608_14082025160657.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAINA BARBOSA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JANAINA-UFCG-PB" "autor_email" => "janainasimov@yahoo.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }