ALFABETIZAÇÃO: CONTEXTO HISTÓRICO EDUCACIONAL DA CRIANÇA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134186 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7091 "inscrito_id" => 15332 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO: CONTEXTO HISTÓRICO EDUCACIONAL DA CRIANÇA" "resumo" => "A presente pesquisa contextualiza o processo de alfabetização da criança ao longo da história, sendo esta marcada por uma trajetória desafiadora no que tange a garantia dos direitos ao ensino formal. Sendo esta de cunho bibliográfico qualitativo, analisando obras como: Ariés (1986), a LDB (1996), a CF (1988), dentre outros documentos e bibliografias que enriqueceram a pesquisa. Ao observar a evolução e consolidação do acesso e obrigatoriedade da educação formal desde a educação infantil, compreende-se que a criança constrói sua identidade e aprendizagens a partir de suas experiências sociais e históricas, aprendendo a ler e a escrever através de vivências cotidianas e interações sociais. Esse desenvolvimento humano, faz diferença no modo de se pensar a alfabetização, fatores como a concepção, atenção, memória e imaginação, estão presentes tanto no processo de alfabetização, quanto no contexto histórico educacional da criança, pois, é através desta, que se permite a superação de barreiras culturais, econômicas e sociais. Diante da importância e necessidade de tornar o processo de alfabetização indispensável na educação infantil, alguns documentos normativos foram instituídos e contribuiram tanto no que se refere à disposição de direitos, quanto no direcionamento estabelecido por meio de diretrizes que norteavam o ensino, e isto foi se consolidando à medida em que a criança passou a ser vista como um sujeito ativo no seu processo de socialização e ensino aprendizagem. Sendo respeitadas como sujeito histórico e de direitos, ocupando agora um espaço antes pouco percebido. Apesar da garantia do acesso à educação, sendo esta obrigatória, a alfabeitização enfrenta diversos outros problemas de cunho social que interferem diretamente na consolidação da aprendizagem e efetivação do ensino de qualidade. Os problemas advindos da condição econômica social, as interferências do núcleo familiar e social, são fatores preocupantes os quais precisa-se de atenção. Isso indica que, ao longo de todo o processo de evolução da educação, as dificuldades enfrentadas ainda persistem, e os fatores externos à criança influenciam diretamente na alfabetização infantil." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15332_TB7091_09042025000924.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYANA MÔNICA ARAÚJO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DAYANA MÔNICA" "autor_email" => "araujodasilvadayanmonica@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134186 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7091 "inscrito_id" => 15332 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO: CONTEXTO HISTÓRICO EDUCACIONAL DA CRIANÇA" "resumo" => "A presente pesquisa contextualiza o processo de alfabetização da criança ao longo da história, sendo esta marcada por uma trajetória desafiadora no que tange a garantia dos direitos ao ensino formal. Sendo esta de cunho bibliográfico qualitativo, analisando obras como: Ariés (1986), a LDB (1996), a CF (1988), dentre outros documentos e bibliografias que enriqueceram a pesquisa. Ao observar a evolução e consolidação do acesso e obrigatoriedade da educação formal desde a educação infantil, compreende-se que a criança constrói sua identidade e aprendizagens a partir de suas experiências sociais e históricas, aprendendo a ler e a escrever através de vivências cotidianas e interações sociais. Esse desenvolvimento humano, faz diferença no modo de se pensar a alfabetização, fatores como a concepção, atenção, memória e imaginação, estão presentes tanto no processo de alfabetização, quanto no contexto histórico educacional da criança, pois, é através desta, que se permite a superação de barreiras culturais, econômicas e sociais. Diante da importância e necessidade de tornar o processo de alfabetização indispensável na educação infantil, alguns documentos normativos foram instituídos e contribuiram tanto no que se refere à disposição de direitos, quanto no direcionamento estabelecido por meio de diretrizes que norteavam o ensino, e isto foi se consolidando à medida em que a criança passou a ser vista como um sujeito ativo no seu processo de socialização e ensino aprendizagem. Sendo respeitadas como sujeito histórico e de direitos, ocupando agora um espaço antes pouco percebido. Apesar da garantia do acesso à educação, sendo esta obrigatória, a alfabeitização enfrenta diversos outros problemas de cunho social que interferem diretamente na consolidação da aprendizagem e efetivação do ensino de qualidade. Os problemas advindos da condição econômica social, as interferências do núcleo familiar e social, são fatores preocupantes os quais precisa-se de atenção. Isso indica que, ao longo de todo o processo de evolução da educação, as dificuldades enfrentadas ainda persistem, e os fatores externos à criança influenciam diretamente na alfabetização infantil." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 03 - História da Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15332_TB7091_09042025000924.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYANA MÔNICA ARAÚJO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "DAYANA MÔNICA" "autor_email" => "araujodasilvadayanmonica@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }