Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONTRIBUIÇÕES DA DIDÁTICA SENSÍVEL PARA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134152
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7042
    "inscrito_id" => 11380
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA DIDÁTICA SENSÍVEL PARA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR"
    "resumo" => "Esta pesquisa, em andamento, está sendo desenvolvida em um doutorado acadêmico em Ensino Tecnológico que trata da formação pedagógica de professores engenheiros. Parte da constatação de que muitos docentes oriundos da área das Engenharias iniciam sua trajetória no ensino superior sem formação específica para atuar na docência, o que desafia o desenvolvimento de práticas pedagógicas críticas, reflexivas e sensíveis. Este recorte, teórico, tem como objetivo ressaltar as contribuições da didática sensível para formação pedagógica de professores e o desenvolvimento profissional docente. Neste contexto, a pesquisa se fundamenta teoricamente nos estudos da formação de professores do ensino superior em Cunha (2022) e D’Ávila (2015, 2016, 2017), na didática sensível de D´Ávila (2018, 2020 e 2022) e Suanno (2022) e no desenvolvimento profissional docente de Nóvoa (2017 e 2022). A opção pela pesquisa bibliográfica narrativa possibilitou uma leitura interpretativa e integrada das contribuições teóricas que abordam a docência universitária, a formação pedagógica e a dimensão sensível da didática crítica, promovendo uma articulação entre diferentes perspectivas e autores. A análise dos referenciais indica que a didática sensível pode ser compreendida como uma atitude pedagógica centrada na escuta problematizadora, no diálogo e na valorização da experiência vivida, na relação razão e sensibilidade, promovendo promove uma ruptura com a lógica técnico-instrumental a partir de um movimento sensível, crítico e criativo na formação de professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11380_TB7042_08042025235459.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATALIANA DE SOUZA PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "NATALIANA PAIVA"
    "autor_email" => "npaiva@uea.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134152
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 7042
    "inscrito_id" => 11380
    "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DA DIDÁTICA SENSÍVEL PARA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DO ENSINO SUPERIOR"
    "resumo" => "Esta pesquisa, em andamento, está sendo desenvolvida em um doutorado acadêmico em Ensino Tecnológico que trata da formação pedagógica de professores engenheiros. Parte da constatação de que muitos docentes oriundos da área das Engenharias iniciam sua trajetória no ensino superior sem formação específica para atuar na docência, o que desafia o desenvolvimento de práticas pedagógicas críticas, reflexivas e sensíveis. Este recorte, teórico, tem como objetivo ressaltar as contribuições da didática sensível para formação pedagógica de professores e o desenvolvimento profissional docente. Neste contexto, a pesquisa se fundamenta teoricamente nos estudos da formação de professores do ensino superior em Cunha (2022) e D’Ávila (2015, 2016, 2017), na didática sensível de D´Ávila (2018, 2020 e 2022) e Suanno (2022) e no desenvolvimento profissional docente de Nóvoa (2017 e 2022). A opção pela pesquisa bibliográfica narrativa possibilitou uma leitura interpretativa e integrada das contribuições teóricas que abordam a docência universitária, a formação pedagógica e a dimensão sensível da didática crítica, promovendo uma articulação entre diferentes perspectivas e autores. A análise dos referenciais indica que a didática sensível pode ser compreendida como uma atitude pedagógica centrada na escuta problematizadora, no diálogo e na valorização da experiência vivida, na relação razão e sensibilidade, promovendo promove uma ruptura com a lógica técnico-instrumental a partir de um movimento sensível, crítico e criativo na formação de professores."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11380_TB7042_08042025235459.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATALIANA DE SOUZA PAIVA"
    "autor_nome_curto" => "NATALIANA PAIVA"
    "autor_email" => "npaiva@uea.edu.br"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO AMAZONAS (IFAM)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Esta pesquisa, em andamento, está sendo desenvolvida em um doutorado acadêmico em Ensino Tecnológico que trata da formação pedagógica de professores engenheiros. Parte da constatação de que muitos docentes oriundos da área das Engenharias iniciam sua trajetória no ensino superior sem formação específica para atuar na docência, o que desafia o desenvolvimento de práticas pedagógicas críticas, reflexivas e sensíveis. Este recorte, teórico, tem como objetivo ressaltar as contribuições da didática sensível para formação pedagógica de professores e o desenvolvimento profissional docente. Neste contexto, a pesquisa se fundamenta teoricamente nos estudos da formação de professores do ensino superior em Cunha (2022) e D’Ávila (2015, 2016, 2017), na didática sensível de D´Ávila (2018, 2020 e 2022) e Suanno (2022) e no desenvolvimento profissional docente de Nóvoa (2017 e 2022). A opção pela pesquisa bibliográfica narrativa possibilitou uma leitura interpretativa e integrada das contribuições teóricas que abordam a docência universitária, a formação pedagógica e a dimensão sensível da didática crítica, promovendo uma articulação entre diferentes perspectivas e autores. A análise dos referenciais indica que a didática sensível pode ser compreendida como uma atitude pedagógica centrada na escuta problematizadora, no diálogo e na valorização da experiência vivida, na relação razão e sensibilidade, promovendo promove uma ruptura com a lógica técnico-instrumental a partir de um movimento sensível, crítico e criativo na formação de professores.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.