UM OLHAR CRÍTICO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ANTIRRACISTAS E SEUS DESAFIOS NAS ESCOLAS DE ENSINO INFANTIL NA ATUALIDADE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134127 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7006 "inscrito_id" => 11053 "titulo" => "UM OLHAR CRÍTICO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ANTIRRACISTAS E SEUS DESAFIOS NAS ESCOLAS DE ENSINO INFANTIL NA ATUALIDADE" "resumo" => "Este estudo tem como objetivo refletir sobre as práticas pedagógicas antirracistas, destacando a necessidade de uma abordagem antirracista que se concretize em práticas nas salas de aula. Muitos educadores não possuem preparo adequado para tratar o racismo estrutural e promover uma educação antirracista efetiva, o que evidencia a necessidade de letramento racial para lidar com essa questão de forma sensível e consciente da sua importância. O estudo ressalta a importância da representatividade da diversidade cultural na escola e do enfrentamento do racismo nas escolas. A metodologia adotada consiste em um estudo de cunho qualitativo, exploratório e bibliográfico. Serão selecionadas obras a partir do tema práticas pedagógicas antirracistas na educação infantil, relacionadas também à análise da implantação das diretrizes nacionais para a educação das relações étnico-raciais e o ensino da cultura afro-brasileira e africana nas escolas de ensino infantil. Pergunta-se quais práticas pedagógicas são propostas na educação infantil a partir da definição dessas diretrizes? A pesquisa fundamenta-se nos estudos de Godoy (2017), Gomes (2005, 2012), Munanga (2005), Santos (2009) entre outros, que evidenciam a necessidade de estratégias pedagógicas voltadas para a superação do racismo, a diversidade cultural, bem como a importância do letramento racial dos educadores(as). Como conclusão advogamos que a escola pode se tornar um espaço de transformação das relações raciais ao promover uma efetiva educação antirracista" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11053_TB7006_08042025234936.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDA VITÓRIA LEAL DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "EDUARDA LEAL" "autor_email" => "eduarda.oliveira@ufpi.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134127 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 7006 "inscrito_id" => 11053 "titulo" => "UM OLHAR CRÍTICO SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ANTIRRACISTAS E SEUS DESAFIOS NAS ESCOLAS DE ENSINO INFANTIL NA ATUALIDADE" "resumo" => "Este estudo tem como objetivo refletir sobre as práticas pedagógicas antirracistas, destacando a necessidade de uma abordagem antirracista que se concretize em práticas nas salas de aula. Muitos educadores não possuem preparo adequado para tratar o racismo estrutural e promover uma educação antirracista efetiva, o que evidencia a necessidade de letramento racial para lidar com essa questão de forma sensível e consciente da sua importância. O estudo ressalta a importância da representatividade da diversidade cultural na escola e do enfrentamento do racismo nas escolas. A metodologia adotada consiste em um estudo de cunho qualitativo, exploratório e bibliográfico. Serão selecionadas obras a partir do tema práticas pedagógicas antirracistas na educação infantil, relacionadas também à análise da implantação das diretrizes nacionais para a educação das relações étnico-raciais e o ensino da cultura afro-brasileira e africana nas escolas de ensino infantil. Pergunta-se quais práticas pedagógicas são propostas na educação infantil a partir da definição dessas diretrizes? A pesquisa fundamenta-se nos estudos de Godoy (2017), Gomes (2005, 2012), Munanga (2005), Santos (2009) entre outros, que evidenciam a necessidade de estratégias pedagógicas voltadas para a superação do racismo, a diversidade cultural, bem como a importância do letramento racial dos educadores(as). Como conclusão advogamos que a escola pode se tornar um espaço de transformação das relações raciais ao promover uma efetiva educação antirracista" "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID11053_TB7006_08042025234936.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EDUARDA VITÓRIA LEAL DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "EDUARDA LEAL" "autor_email" => "eduarda.oliveira@ufpi.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }