MENINAS NA CIÊNCIA: UM OLHAR DE BELL E FREIRE
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 134100 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6964 "inscrito_id" => 15294 "titulo" => "MENINAS NA CIÊNCIA: UM OLHAR DE BELL E FREIRE" "resumo" => "bell hooks e Paulo Freire, embora atuantes em contextos distintos, compartilham a defesa de uma educação libertadora, crítica e inclusiva. Ambos compreendem que o conhecimento não é neutro e que a escola, frequentemente, reproduz opressões estruturais, como o racismo, o sexismo e a desigualdade social. Esses fatores contribuem para a exclusão histórica de meninas, em especial as negras e periféricas, dos espaços de produção científica. Para bell hooks, o ato de ensinar constitui-se como uma prática política. A autora propõe uma abordagem pedagógica engajada, que valoriza a afetividade, a escuta e a representatividade. Tais elementos são essenciais para a criação de ambientes educacionais em que meninas possam se reconhecer como sujeitos do saber, capazes de pensar criticamente e produzir ciência. A presença e o pertencimento, nesse contexto, são condições fundamentais para o engajamento científico dessas alunas. Paulo Freire, por sua vez, propõe uma pedagogia baseada no diálogo e na valorização da experiência dos educandos. Sua crítica ao modelo de educação bancária — que reduz o aluno a mero receptor de conteúdos — destaca a importância de práticas pedagógicas que incentivem a autonomia, a curiosidade e a construção coletiva do conhecimento. Em sua perspectiva, educar é um ato de libertação, e a ciência deve ser ensinada de forma contextualizada e significativa. Ambos os autores convergem na ideia de que o acesso das meninas à ciência requer mais do que políticas de inclusão: exige uma transformação estrutural nas práticas educacionais. Isso envolve a revisão de currículos, metodologias de ensino, representações e relações de poder tanto no ambiente escolar quanto na sociedade. Assim, torna-se possível construir uma ciência democrática, na qual meninas possam imaginar, criar e transformar a realidade com protagonismo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15294_TB6964_08042025234004.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISLENE COSTA SANTOS RAZENTE" "autor_nome_curto" => "CRISLENE" "autor_email" => "crisrazente@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 134100 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6964 "inscrito_id" => 15294 "titulo" => "MENINAS NA CIÊNCIA: UM OLHAR DE BELL E FREIRE" "resumo" => "bell hooks e Paulo Freire, embora atuantes em contextos distintos, compartilham a defesa de uma educação libertadora, crítica e inclusiva. Ambos compreendem que o conhecimento não é neutro e que a escola, frequentemente, reproduz opressões estruturais, como o racismo, o sexismo e a desigualdade social. Esses fatores contribuem para a exclusão histórica de meninas, em especial as negras e periféricas, dos espaços de produção científica. Para bell hooks, o ato de ensinar constitui-se como uma prática política. A autora propõe uma abordagem pedagógica engajada, que valoriza a afetividade, a escuta e a representatividade. Tais elementos são essenciais para a criação de ambientes educacionais em que meninas possam se reconhecer como sujeitos do saber, capazes de pensar criticamente e produzir ciência. A presença e o pertencimento, nesse contexto, são condições fundamentais para o engajamento científico dessas alunas. Paulo Freire, por sua vez, propõe uma pedagogia baseada no diálogo e na valorização da experiência dos educandos. Sua crítica ao modelo de educação bancária — que reduz o aluno a mero receptor de conteúdos — destaca a importância de práticas pedagógicas que incentivem a autonomia, a curiosidade e a construção coletiva do conhecimento. Em sua perspectiva, educar é um ato de libertação, e a ciência deve ser ensinada de forma contextualizada e significativa. Ambos os autores convergem na ideia de que o acesso das meninas à ciência requer mais do que políticas de inclusão: exige uma transformação estrutural nas práticas educacionais. Isso envolve a revisão de currículos, metodologias de ensino, representações e relações de poder tanto no ambiente escolar quanto na sociedade. Assim, torna-se possível construir uma ciência democrática, na qual meninas possam imaginar, criar e transformar a realidade com protagonismo." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID15294_TB6964_08042025234004.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CRISLENE COSTA SANTOS RAZENTE" "autor_nome_curto" => "CRISLENE" "autor_email" => "crisrazente@yahoo.com.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }