Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES NO ATENDIMENTO DE CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 134044
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6883
    "inscrito_id" => 12697
    "titulo" => "DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES NO ATENDIMENTO DE CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO"
    "resumo" => "A inclusão de pessoas com Altas Habilidades/Superdotação no ambiente escolar continua sendo um desafio no Brasil, mesmo após décadas de estudo e pesquisas. Nesse cenário, teve-se como objetivo apresentar os desafios enfrentados pelos professores no atendimento de crianças com altas habilidades/superdotação no município de Salgueiro – PE. O estudo de caráter qualitativo foi desenvolvido sob a égide da Análise de Conteúdo, e a interpretação de dados deu-se a partir de quatro categorias: 1) Educação Especial; 2) Educação Inclusiva 3) Formação Docente 4) Desafios enfrentados. Os resultados demonstram que os professores ainda possuem dificuldades para lidar com a superdotação, sentindo-se despreparados, realizar a promoção de um ambiente inclusivo, no qual aconteça o estímulo à aceitação das diferenças, e criação de espaços onde essas crianças se sintam valorizadas. Dentre os desafios elencados ainda relatam a dificuldade de elaborar atividades adequadas ao nível cognitivo, que mantenham o interesse e evite a desmotivação, a falta de formação e suporte para a construção do Plano Educacional Individualizado (PEI) e o despreparo para mediar conflitos que permeiam as relações entre alunos no contexto escolar. Pela análise dos resultados, pode-se concluir que os professores precisam de formação para subsidiar o desenvolvimento das metodologias pedagógicas com atividades de enriquecimento curricular que envolva o apoio socioemocional, estimule a construção da autoestima, o desenvolvimento de habilidades sociais e ampliem e aprimorem o conhecimento através de aulas criativas e estimulantes. Que possam contribuir com a superação dos desafios na escolarização dessas crianças."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12697_TB6883_08042025231931.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA GRETE ALVES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "anagrete2021@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 134044
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6883
    "inscrito_id" => 12697
    "titulo" => "DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES NO ATENDIMENTO DE CRIANÇAS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO"
    "resumo" => "A inclusão de pessoas com Altas Habilidades/Superdotação no ambiente escolar continua sendo um desafio no Brasil, mesmo após décadas de estudo e pesquisas. Nesse cenário, teve-se como objetivo apresentar os desafios enfrentados pelos professores no atendimento de crianças com altas habilidades/superdotação no município de Salgueiro – PE. O estudo de caráter qualitativo foi desenvolvido sob a égide da Análise de Conteúdo, e a interpretação de dados deu-se a partir de quatro categorias: 1) Educação Especial; 2) Educação Inclusiva 3) Formação Docente 4) Desafios enfrentados. Os resultados demonstram que os professores ainda possuem dificuldades para lidar com a superdotação, sentindo-se despreparados, realizar a promoção de um ambiente inclusivo, no qual aconteça o estímulo à aceitação das diferenças, e criação de espaços onde essas crianças se sintam valorizadas. Dentre os desafios elencados ainda relatam a dificuldade de elaborar atividades adequadas ao nível cognitivo, que mantenham o interesse e evite a desmotivação, a falta de formação e suporte para a construção do Plano Educacional Individualizado (PEI) e o despreparo para mediar conflitos que permeiam as relações entre alunos no contexto escolar. Pela análise dos resultados, pode-se concluir que os professores precisam de formação para subsidiar o desenvolvimento das metodologias pedagógicas com atividades de enriquecimento curricular que envolva o apoio socioemocional, estimule a construção da autoestima, o desenvolvimento de habilidades sociais e ampliem e aprimorem o conhecimento através de aulas criativas e estimulantes. Que possam contribuir com a superação dos desafios na escolarização dessas crianças."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID12697_TB6883_08042025231931.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA GRETE ALVES DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ANA"
    "autor_email" => "anagrete2021@gmail.com"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

A inclusão de pessoas com Altas Habilidades/Superdotação no ambiente escolar continua sendo um desafio no Brasil, mesmo após décadas de estudo e pesquisas. Nesse cenário, teve-se como objetivo apresentar os desafios enfrentados pelos professores no atendimento de crianças com altas habilidades/superdotação no município de Salgueiro – PE. O estudo de caráter qualitativo foi desenvolvido sob a égide da Análise de Conteúdo, e a interpretação de dados deu-se a partir de quatro categorias: 1) Educação Especial; 2) Educação Inclusiva 3) Formação Docente 4) Desafios enfrentados. Os resultados demonstram que os professores ainda possuem dificuldades para lidar com a superdotação, sentindo-se despreparados, realizar a promoção de um ambiente inclusivo, no qual aconteça o estímulo à aceitação das diferenças, e criação de espaços onde essas crianças se sintam valorizadas. Dentre os desafios elencados ainda relatam a dificuldade de elaborar atividades adequadas ao nível cognitivo, que mantenham o interesse e evite a desmotivação, a falta de formação e suporte para a construção do Plano Educacional Individualizado (PEI) e o despreparo para mediar conflitos que permeiam as relações entre alunos no contexto escolar. Pela análise dos resultados, pode-se concluir que os professores precisam de formação para subsidiar o desenvolvimento das metodologias pedagógicas com atividades de enriquecimento curricular que envolva o apoio socioemocional, estimule a construção da autoestima, o desenvolvimento de habilidades sociais e ampliem e aprimorem o conhecimento através de aulas criativas e estimulantes. Que possam contribuir com a superação dos desafios na escolarização dessas crianças.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.