EDUCAÇÃO CIENTÍFICA PARA MULHERES: IMPACTOS E TRANSFORMAÇÕES DE UM CLUBE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS EM MEIO AMBIENTE E INFORMÁTICA DO IFBA - CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133990 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6809 "inscrito_id" => 4120 "titulo" => "EDUCAÇÃO CIENTÍFICA PARA MULHERES: IMPACTOS E TRANSFORMAÇÕES DE UM CLUBE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS EM MEIO AMBIENTE E INFORMÁTICA DO IFBA - CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA" "resumo" => "O presente trabalho aborda a criação e os impactos de um Clube de Ciências da Natureza exclusivo para mulheres, estudantes dos cursos técnicos integrados em Meio Ambiente e Informática do IFBA – Campus Vitória da Conquista. A iniciativa visa promover a inclusão feminina no campo científico, estimular o protagonismo das alunas e fomentar o interesse pela ciência em um ambiente colaborativo e interdisciplinar. A iniciativa foi fundamentada em autores como Mancuso, Lima e Bandeira (1996), que apresentam uma visão abrangente sobre a concepção, os objetivos e a implementação desses espaços educativos. Os clubes de ciências são descritos como ambientes extracurriculares e não formais de aprendizagem, que priorizam a curiosidade, a interação social e o desenvolvimento do espírito científico e Moraes (2012), que destaca a pesquisa enquanto prática como parte essencial do aprendizado. Metodologicamente, o estudo adota uma abordagem qualitativa, com base na observação participante e na análise das atividades desenvolvidas no clube, baseada no trabalho de Chizzotti (2018). O objetivo principal foi proporcionar um espaço de protagonismo feminino na ciência, promovendo o desenvolvimento de habilidades e competências científicas, a colaboração e a autonomia das alunas. Os resultados das observações iniciais evidenciam que os clubes de ciências podem contribuir de forma significativa para a formação crítica das participantes, aumentando seu interesse pela ciência e fortalecendo sua confiança enquanto futuras profissionais. Conclui-se que iniciativas como essa são fundamentais para promover a inclusão feminina nas áreas científicas e tecnológicas, além de possibilitar uma transformação no ambiente educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID4120_TB6809_08042025225548.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LUIZA FARIAS ALVES" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "analuizaquim@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133990 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6809 "inscrito_id" => 4120 "titulo" => "EDUCAÇÃO CIENTÍFICA PARA MULHERES: IMPACTOS E TRANSFORMAÇÕES DE UM CLUBE DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS EM MEIO AMBIENTE E INFORMÁTICA DO IFBA - CAMPUS VITÓRIA DA CONQUISTA" "resumo" => "O presente trabalho aborda a criação e os impactos de um Clube de Ciências da Natureza exclusivo para mulheres, estudantes dos cursos técnicos integrados em Meio Ambiente e Informática do IFBA – Campus Vitória da Conquista. A iniciativa visa promover a inclusão feminina no campo científico, estimular o protagonismo das alunas e fomentar o interesse pela ciência em um ambiente colaborativo e interdisciplinar. A iniciativa foi fundamentada em autores como Mancuso, Lima e Bandeira (1996), que apresentam uma visão abrangente sobre a concepção, os objetivos e a implementação desses espaços educativos. Os clubes de ciências são descritos como ambientes extracurriculares e não formais de aprendizagem, que priorizam a curiosidade, a interação social e o desenvolvimento do espírito científico e Moraes (2012), que destaca a pesquisa enquanto prática como parte essencial do aprendizado. Metodologicamente, o estudo adota uma abordagem qualitativa, com base na observação participante e na análise das atividades desenvolvidas no clube, baseada no trabalho de Chizzotti (2018). O objetivo principal foi proporcionar um espaço de protagonismo feminino na ciência, promovendo o desenvolvimento de habilidades e competências científicas, a colaboração e a autonomia das alunas. Os resultados das observações iniciais evidenciam que os clubes de ciências podem contribuir de forma significativa para a formação crítica das participantes, aumentando seu interesse pela ciência e fortalecendo sua confiança enquanto futuras profissionais. Conclui-se que iniciativas como essa são fundamentais para promover a inclusão feminina nas áreas científicas e tecnológicas, além de possibilitar uma transformação no ambiente educacional." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 22 - Divulgação e Popularização Pública da Ciência" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID4120_TB6809_08042025225548.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA LUIZA FARIAS ALVES" "autor_nome_curto" => "ANA" "autor_email" => "analuizaquim@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA (IFBA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }