A RAIZ DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO EM A HORA DA ESTRELA: UMA ANÁLISE DO ROMANCE DE CLARICE LISPECTOR SOB A LUZ DA SOCIOLINGUÍSTICA
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133725 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6459 "inscrito_id" => 13891 "titulo" => "A RAIZ DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO EM A HORA DA ESTRELA: UMA ANÁLISE DO ROMANCE DE CLARICE LISPECTOR SOB A LUZ DA SOCIOLINGUÍSTICA" "resumo" => "O artigo tem como objeto central a obra A Hora da Estrela, de Clarice Lispector (1998), com análise sob a perspectiva do preconceito linguístico, para isso desenvolve-se na problemática, que visa responder como a obra A Hora da Estrela revela a natureza do preconceito linguístico e como ela pode ser trabalhada em sala de aula para combatê-lo. Dessa maneira, objetiva-se analisar o preconceito linguístico revelado no romance, além de, sugerir uma proposta efetiva para discussões sobre a temática em sala de aula. Para isso, utiliza-se estudos de Lispector (1998), Bagno (2015), Faraco (2008) e Bortoni-Ricardo (2005). Os resultados desta pesquisa possibilitam observar que as raízes da discriminação linguística estão intrinsicamente ligadas à desigualdade social. Nesse sentido, o objetivo de analisar a obra sob um olhar crítico buscando elucidar origem do preconceito linguístico, possibilitou constatar notoriamente que o ele tem sua base estruturada em preconceitos sociais, econômicos e regionais, quando foi elucidado a análise acerca das condições precárias vivenciadas por Macabea, sobrevivendo à beira da morte (até finalmente encontrá-la), em situações sub-humanas, ocupando espaços de exclusão e discriminação durante toda a narrativa, espaços esses que alimentam todos os preconceitos sofridos por ela. A pesquisa revela-se fundamental tanto para leitores, pesquisadores de linguística e áreas afins e, principalmente, para professores/as e alunos/as, que tenham o intuito de instigar atitudes de mudanças, sendo de primordial interesse para a sala de aula, pois pretende-se utilizar como recurso uma obra reflexiva e intimista, visando estabelecer discursões necessárias quanto ao uso da língua e suas variedades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID13891_TB6459_16042025211915.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLE TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "GABRIELLE" "autor_email" => "gabrielle.teixeira@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133725 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6459 "inscrito_id" => 13891 "titulo" => "A RAIZ DO PRECONCEITO LINGUÍSTICO EM A HORA DA ESTRELA: UMA ANÁLISE DO ROMANCE DE CLARICE LISPECTOR SOB A LUZ DA SOCIOLINGUÍSTICA" "resumo" => "O artigo tem como objeto central a obra A Hora da Estrela, de Clarice Lispector (1998), com análise sob a perspectiva do preconceito linguístico, para isso desenvolve-se na problemática, que visa responder como a obra A Hora da Estrela revela a natureza do preconceito linguístico e como ela pode ser trabalhada em sala de aula para combatê-lo. Dessa maneira, objetiva-se analisar o preconceito linguístico revelado no romance, além de, sugerir uma proposta efetiva para discussões sobre a temática em sala de aula. Para isso, utiliza-se estudos de Lispector (1998), Bagno (2015), Faraco (2008) e Bortoni-Ricardo (2005). Os resultados desta pesquisa possibilitam observar que as raízes da discriminação linguística estão intrinsicamente ligadas à desigualdade social. Nesse sentido, o objetivo de analisar a obra sob um olhar crítico buscando elucidar origem do preconceito linguístico, possibilitou constatar notoriamente que o ele tem sua base estruturada em preconceitos sociais, econômicos e regionais, quando foi elucidado a análise acerca das condições precárias vivenciadas por Macabea, sobrevivendo à beira da morte (até finalmente encontrá-la), em situações sub-humanas, ocupando espaços de exclusão e discriminação durante toda a narrativa, espaços esses que alimentam todos os preconceitos sofridos por ela. A pesquisa revela-se fundamental tanto para leitores, pesquisadores de linguística e áreas afins e, principalmente, para professores/as e alunos/as, que tenham o intuito de instigar atitudes de mudanças, sendo de primordial interesse para a sala de aula, pois pretende-se utilizar como recurso uma obra reflexiva e intimista, visando estabelecer discursões necessárias quanto ao uso da língua e suas variedades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV214_ID13891_TB6459_16042025211915.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIELLE TEIXEIRA" "autor_nome_curto" => "GABRIELLE" "autor_email" => "gabrielle.teixeira@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }