Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SENTIDOS DE DOCÊNCIA - ENTRE A ÉTICA E A POLÍTICA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Ao longo de nossa pesquisa de mestrado, identificamos uma pequena produção acerca dos Sentidos de Docência e, por consequência, uma imprecisão na formulação teórica desta categoria. Essa questão pode ser resultado da assimilação do termo aos existentes ou da falta de necessidade de convertê-lo em uma categoria de análise nas pesquisas em educação. No entanto, em nossa pesquisa, a busca pelos sentidos da docência tornou-se um movimento de pesquisa, o que engendrou um exercício de reflexão teórica amparado na teoria vygotskiana, na concepção de experiência no materialismo histórico-dialético, especialmente pelos trabalhos de Thompson e Saviani, e nas reflexões freirianas sobre experiência e práxis social. Ao trabalhar junto a professores da educação básica que participaram de movimentos sociais ao longo de suas graduações, os Sentidos de Docência mobilizaram a pesquisa como uma busca pelas subjetividades construídas nos espaços de ação política e elaboradas a partir da reflexão nos tempos e espaços docentes, buscando a valorização da historicidade e da concretude desta classe. Ou seja, esses Sentidos são elaborados numa relação entre subjetividade e intersubjetividade. Neste ensejo, entendemos os Sentidos de Docência como um cruzamento entre a experiência, a transformação social e a reflexão, como forma de valorizar os saberes, imagens e identidades formadas a partir da prática docente.

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