Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A PRÁTICA DOS DEBATES COMPETITIVOS: CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTAÇÃO E DO PENSAMENTO CRÍTICO NO ENSINO MÉDIO.

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este relato de experiência descreve a prática dos debates competitivos nas eletivas do Colégio CEI, em Natal-RN, com o objetivo de analisar sua contribuição para o desenvolvimento das habilidades argumentativas e do pensamento crítico dos alunos. A experiência foi conduzida por duas professoras que implementaram os debates como metodologia ativa no processo de ensino-aprendizagem. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, com observação da prática pedagógica e reflexão das professoras sobre os efeitos da atividade. Além disso, foram coletados relatos dos alunos, por meio de textos escritos, sobre a experiência vivenciada. O referencial teórico-metodológico baseia-se nas ideias de Paulo Freire, que enfatiza o diálogo e a participação ativa, e em estudos que defendem o debate como ferramenta para o desenvolvimento da argumentação. As professoras observaram que, ao integrar os debates no currículo das eletivas, foi possível estimular a reflexão crítica dos estudantes, criando um ambiente de discussão e aprendizagem coletiva. A prática dos debates competitivos contribuiu para o aprimoramento das habilidades argumentativas, do trabalho em equipe e da compreensão de questões sociais e políticas. Os resultados indicaram que os alunos se tornaram mais confiantes ao se expressar publicamente, o que aumentou sua participação nas atividades pedagógicas e fortaleceu uma postura mais crítica diante do mundo ao seu redor.

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