EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: ABORDAGENS TEÓRICO-PRATICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM SÃO JOSÉ DA LAJE/AL
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133609 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6302 "inscrito_id" => 13100 "titulo" => "EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: ABORDAGENS TEÓRICO-PRATICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM SÃO JOSÉ DA LAJE/AL" "resumo" => "O presente texto tem o objetivo de analisar o mapeamento da Política Nacional de Equidade e da Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) no âmbito da Rede Municipal de Ensino de São José da Laje, Alagoas. Com a inexistência de escolas quilombolas nessa Rede, a abordagem metodológica, de cunho qualitativo, caracterizada como pesquisa-ação, e volta-se ao trabalho com abordagens sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e ao Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena nesse Município, a considerar os processos de formação continuada docentes. Do ponto de vista epistemológico, este estudo insere-se no campo do pensamento contra-colonial, fundamentando-se em autores/as da diáspora africana. Nesse lastro metodológico, a pesquisa conta com ações do Núcleo Formativo Docente – órgão formativo desse Município –, e, neste caso, voltado ao trabalho pautado na diversidade e na promoção das relações étnico-raciais no contexto escolar. Com a adesão municipal à PNEERQ, foi elaborado um questionário estruturado, via Google Forms, voltado a diretores/as e a coordenadores/as escolares. O instrumento teve a finalidade de investigar de que maneira a temática da ERER está inserida nos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) das escolas, além de visualizar categorias atreladas a esse escopo. Os resultados indicam que a temática ainda demanda maior atenção no que tange à sua efetivação como política pública de formação étnico-racial. Tal constatação se alinha às orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a ERER e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena. Como resposta a esse diagnóstico, a Rede Municipal vem desenvolvendo um plano de ação que articula saberes teóricos e práticos, por meio de oficinas, acompanhamento pedagógico e a promoção de diálogos com gestores/as, coordenadores/as e professores/as. Essas ações têm visado a fomentar um debate qualificado com vista à promoção de práticas antirracistas no contexto escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13100_TB6302_08042025203308.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ARTUR DO NASCIMENTO SILVA" "autor_nome_curto" => "JOSÉ" "autor_email" => "artus2007nascimento@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133609 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6302 "inscrito_id" => 13100 "titulo" => "EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: ABORDAGENS TEÓRICO-PRATICAS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM SÃO JOSÉ DA LAJE/AL" "resumo" => "O presente texto tem o objetivo de analisar o mapeamento da Política Nacional de Equidade e da Educação das Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola (PNEERQ) no âmbito da Rede Municipal de Ensino de São José da Laje, Alagoas. Com a inexistência de escolas quilombolas nessa Rede, a abordagem metodológica, de cunho qualitativo, caracterizada como pesquisa-ação, e volta-se ao trabalho com abordagens sobre a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) e ao Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena nesse Município, a considerar os processos de formação continuada docentes. Do ponto de vista epistemológico, este estudo insere-se no campo do pensamento contra-colonial, fundamentando-se em autores/as da diáspora africana. Nesse lastro metodológico, a pesquisa conta com ações do Núcleo Formativo Docente – órgão formativo desse Município –, e, neste caso, voltado ao trabalho pautado na diversidade e na promoção das relações étnico-raciais no contexto escolar. Com a adesão municipal à PNEERQ, foi elaborado um questionário estruturado, via Google Forms, voltado a diretores/as e a coordenadores/as escolares. O instrumento teve a finalidade de investigar de que maneira a temática da ERER está inserida nos Projetos Político-Pedagógicos (PPP) das escolas, além de visualizar categorias atreladas a esse escopo. Os resultados indicam que a temática ainda demanda maior atenção no que tange à sua efetivação como política pública de formação étnico-racial. Tal constatação se alinha às orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para a ERER e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena. Como resposta a esse diagnóstico, a Rede Municipal vem desenvolvendo um plano de ação que articula saberes teóricos e práticos, por meio de oficinas, acompanhamento pedagógico e a promoção de diálogos com gestores/as, coordenadores/as e professores/as. Essas ações têm visado a fomentar um debate qualificado com vista à promoção de práticas antirracistas no contexto escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13100_TB6302_08042025203308.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉ ARTUR DO NASCIMENTO SILVA" "autor_nome_curto" => "JOSÉ" "autor_email" => "artus2007nascimento@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }