CONVERSATION CLUB NA TERRA ARARIBOIA: INGLÊS E TENETEHAR PARA O EMPREENDEDORISMO SOCIAL DE JOVENS E ADULTOS (NÃO)INDÍGENAS
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133577 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6254 "inscrito_id" => 2516 "titulo" => "CONVERSATION CLUB NA TERRA ARARIBOIA: INGLÊS E TENETEHAR PARA O EMPREENDEDORISMO SOCIAL DE JOVENS E ADULTOS (NÃO)INDÍGENAS" "resumo" => "O empreendedorismo social surge como uma alternativa para a resolução de problemas enfrentados na sociedade, e pode ser um fator motivacional para a aprendizagem de uma Língua Adicional (LAD). Nesse contexto, este projeto, a partir dessa prática, pretende fomentar a interculturalidade e o fortalecimento de uma das línguas indígenas brasileiras e promover o diálogo entre a educação superior e educação básica, além de desenvolver atividades de ensino e aprendizagem de inglês e de tenetehar, como LAD, para que os aprendizes/participantes (inter)ajam como empreendedores sociais nas práticas cotidianas almejadas. Os jovens e adultos indígenas, aprendizes de inglês, pretendem ser capazes de usar a língua para envolver-se em atividades práticas de oralidade e de escrita a fim de compartilhar, presencialmente ou via Internet, a cultura, os saberes locais e divulgar produtos ou peças de artesanatos, representativos da história, da arte e da cultura das pessoas da sua comunidade, alcançando assim, pessoas de fora, inclusive de fora do Brasil. Trata-se de um projeto ainda em andamento, e os dados coletados serão analisados a partir de uma abordagem qualitativa. Sobre o ensino e a aprendizagem de uma língua adicional e motivação de pessoas jovens e adultas para sua aprendizagem, utiliza-se dos princípios e pressupostos de Bourdieu (1977), de Lieury e Fenouillet (2000), de Burochovitch e Bzuneck (2004), de Knowles, Holtan III e Swanson (2011), de Leffa e Irala (2014) e de Eckert e Frosi (2015). Dentre outros resultados, espera-se que o estudo estimule a realização de conteúdo para a internet, como divulgação e posts sobre a aldeia, a elaboração de material didático para o ensino de inglês e tenetehar como LAD, e a inclusão dos estudantes indígenas no contexto acadêmico, conforme previsto no Objetivo 4 da ODS, que busca garantir educação inclusiva e equitativa para todos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID2516_TB6254_08042025200743.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÂMIA VITÓRIA BARBOSA CHAVES" "autor_nome_curto" => "SÂMIA" "autor_email" => "samia.chaves@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133577 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6254 "inscrito_id" => 2516 "titulo" => "CONVERSATION CLUB NA TERRA ARARIBOIA: INGLÊS E TENETEHAR PARA O EMPREENDEDORISMO SOCIAL DE JOVENS E ADULTOS (NÃO)INDÍGENAS" "resumo" => "O empreendedorismo social surge como uma alternativa para a resolução de problemas enfrentados na sociedade, e pode ser um fator motivacional para a aprendizagem de uma Língua Adicional (LAD). Nesse contexto, este projeto, a partir dessa prática, pretende fomentar a interculturalidade e o fortalecimento de uma das línguas indígenas brasileiras e promover o diálogo entre a educação superior e educação básica, além de desenvolver atividades de ensino e aprendizagem de inglês e de tenetehar, como LAD, para que os aprendizes/participantes (inter)ajam como empreendedores sociais nas práticas cotidianas almejadas. Os jovens e adultos indígenas, aprendizes de inglês, pretendem ser capazes de usar a língua para envolver-se em atividades práticas de oralidade e de escrita a fim de compartilhar, presencialmente ou via Internet, a cultura, os saberes locais e divulgar produtos ou peças de artesanatos, representativos da história, da arte e da cultura das pessoas da sua comunidade, alcançando assim, pessoas de fora, inclusive de fora do Brasil. Trata-se de um projeto ainda em andamento, e os dados coletados serão analisados a partir de uma abordagem qualitativa. Sobre o ensino e a aprendizagem de uma língua adicional e motivação de pessoas jovens e adultas para sua aprendizagem, utiliza-se dos princípios e pressupostos de Bourdieu (1977), de Lieury e Fenouillet (2000), de Burochovitch e Bzuneck (2004), de Knowles, Holtan III e Swanson (2011), de Leffa e Irala (2014) e de Eckert e Frosi (2015). Dentre outros resultados, espera-se que o estudo estimule a realização de conteúdo para a internet, como divulgação e posts sobre a aldeia, a elaboração de material didático para o ensino de inglês e tenetehar como LAD, e a inclusão dos estudantes indígenas no contexto acadêmico, conforme previsto no Objetivo 4 da ODS, que busca garantir educação inclusiva e equitativa para todos." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID2516_TB6254_08042025200743.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SÂMIA VITÓRIA BARBOSA CHAVES" "autor_nome_curto" => "SÂMIA" "autor_email" => "samia.chaves@uemasul.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }