Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ADOTEI UM COLEGA: O IMPACTO DA TUTORIA ENTRE PARES

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 133570
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6242
    "inscrito_id" => 14659
    "titulo" => "ADOTEI UM COLEGA: O IMPACTO DA TUTORIA ENTRE PARES"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência desenvolvido no cenário da Direção de Turma da 2ª série D do Ensino Médio da EEMTI Profª Maria Afonsina Diniz Macêdo, localizada no município de Várzea Alegre, Ceará, com foco na recomposição das aprendizagens. A proposta consistiu na formação de duplas compostas por estudantes com bom desempenho e colegas que apresentavam maiores dificuldades nas disciplinas, apresentando baixo rendimento nos períodos anteriores. Durante todo o 4º período letivo, as duplas permaneceram juntos em sala de aula, realizando atividades, trabalhos e estudos, com o objetivo de promover a aprendizagem colaborativa e fortalecer os vínculos entre os alunos. A tutoria entre pares se mostrou uma estratégia eficaz, pois permitiu que os estudantes em dificuldades se sentissem mais seguros e acolhidos no processo de aprendizagem, além de desenvolverem maior segurança com as disciplinas. Como forma de valorização do protagonismo estudantil, ao final do projeto foi ofertado um jantar de agradecimento aos alunos tutores, valorizando o esforço e como forma de agradecimento pela cooperação com a turma. Os resultados mostraram avanços significativos no desempenho dos estudantes atendidos, conforme observado pela análise dos boletins escolares. A experiência demonstrou que o apoio entre colegas pode ser uma ferramenta potente para a superação das dificuldades de aprendizagem e para a promoção do engajamento escolar de forma mais ampla."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14659_TB6242_08042025200143.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNA BEATRIZ BEZERRA RODRIGUES ALVES"
    "autor_nome_curto" => "Beatriz Bezerra"
    "autor_email" => "prof.beatrizbezerra@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 133570
    "edicao_id" => 438
    "trabalho_id" => 6242
    "inscrito_id" => 14659
    "titulo" => "ADOTEI UM COLEGA: O IMPACTO DA TUTORIA ENTRE PARES"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta um relato de experiência desenvolvido no cenário da Direção de Turma da 2ª série D do Ensino Médio da EEMTI Profª Maria Afonsina Diniz Macêdo, localizada no município de Várzea Alegre, Ceará, com foco na recomposição das aprendizagens. A proposta consistiu na formação de duplas compostas por estudantes com bom desempenho e colegas que apresentavam maiores dificuldades nas disciplinas, apresentando baixo rendimento nos períodos anteriores. Durante todo o 4º período letivo, as duplas permaneceram juntos em sala de aula, realizando atividades, trabalhos e estudos, com o objetivo de promover a aprendizagem colaborativa e fortalecer os vínculos entre os alunos. A tutoria entre pares se mostrou uma estratégia eficaz, pois permitiu que os estudantes em dificuldades se sentissem mais seguros e acolhidos no processo de aprendizagem, além de desenvolverem maior segurança com as disciplinas. Como forma de valorização do protagonismo estudantil, ao final do projeto foi ofertado um jantar de agradecimento aos alunos tutores, valorizando o esforço e como forma de agradecimento pela cooperação com a turma. Os resultados mostraram avanços significativos no desempenho dos estudantes atendidos, conforme observado pela análise dos boletins escolares. A experiência demonstrou que o apoio entre colegas pode ser uma ferramenta potente para a superação das dificuldades de aprendizagem e para a promoção do engajamento escolar de forma mais ampla."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14659_TB6242_08042025200143.pdf"
    "created_at" => "2025-12-08 15:50:23"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANNA BEATRIZ BEZERRA RODRIGUES ALVES"
    "autor_nome_curto" => "Beatriz Bezerra"
    "autor_email" => "prof.beatrizbezerra@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2025
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png"
    "data_publicacao" => "2025-12-02"
    "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência desenvolvido no cenário da Direção de Turma da 2ª série D do Ensino Médio da EEMTI Profª Maria Afonsina Diniz Macêdo, localizada no município de Várzea Alegre, Ceará, com foco na recomposição das aprendizagens. A proposta consistiu na formação de duplas compostas por estudantes com bom desempenho e colegas que apresentavam maiores dificuldades nas disciplinas, apresentando baixo rendimento nos períodos anteriores. Durante todo o 4º período letivo, as duplas permaneceram juntos em sala de aula, realizando atividades, trabalhos e estudos, com o objetivo de promover a aprendizagem colaborativa e fortalecer os vínculos entre os alunos. A tutoria entre pares se mostrou uma estratégia eficaz, pois permitiu que os estudantes em dificuldades se sentissem mais seguros e acolhidos no processo de aprendizagem, além de desenvolverem maior segurança com as disciplinas. Como forma de valorização do protagonismo estudantil, ao final do projeto foi ofertado um jantar de agradecimento aos alunos tutores, valorizando o esforço e como forma de agradecimento pela cooperação com a turma. Os resultados mostraram avanços significativos no desempenho dos estudantes atendidos, conforme observado pela análise dos boletins escolares. A experiência demonstrou que o apoio entre colegas pode ser uma ferramenta potente para a superação das dificuldades de aprendizagem e para a promoção do engajamento escolar de forma mais ampla.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.