CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO HOLÍSTICA DO PROFISSIONAL DE ENGENHARIA E O PERFIL DISCENTE ATUAL: UM OLHAR A PARTIR DA TEORIA CRÍTICA DA EDUCAÇÃO
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 133532 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6193 "inscrito_id" => 14073 "titulo" => "CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO HOLÍSTICA DO PROFISSIONAL DE ENGENHARIA E O PERFIL DISCENTE ATUAL: UM OLHAR A PARTIR DA TEORIA CRÍTICA DA EDUCAÇÃO" "resumo" => "O estudo da Teoria Crítica da Educação subsidiou a prática docente com contribuições expressivas para a prática pedagógica especialmente a de contextualização do conhecimento e a importância do desenvolvimento mais integral do aprendizado, ressaltando-se a técnica, as atitudes e as habilidades, favorecendo a formação holística do engenheiro e desenvolvendo-se, em seus planejamentos, uma formação centrada no aluno. Ao refletir sobre as possibilidades de contribuição para a atuação dos professores é importante realizar uma análise sobre as características do corpo discente atual. Para isso, coube à identificação de índices que caracterizam as necessidades do novo perfil discente dos alunos da UFC e em que consiste, na prática, esses valores. Também se fez necessário levar em consideração uma reflexão crítica sobre regimentos que regulam o ingresso dos estudantes no ensino superior. Assim, objetivando identificar características elementares do perfil discente dos estudantes de engenharia da UFC, o perfil profissional almejado, e as estratégias didáticas congruentes com esses dois componentes, observou-se o grupo de estudos “Ateliê no CT”. O grupo é composto de docentes dos cursos de Engenharia, que estudam a teoria crítica da educação para fomentar suas práticas. O método elencado para alcançar tais objetivos foi o estudo de caso, os resultados aqui apresentados foram compostos com apresentação de uma das evidências que fazem parte da pesquisa. Por fim, obteve-se que o perfil discente passou por uma mudança na última década, em virtude das novas políticas de acesso que, ainda, precisam reverberar em acolhimento curricular das novas necessidades. A formação holística do profissional de engenharia, da sua forma, também demanda novas estratégias que dialoguem com o contexto imediato dos aprendizes, em forma de conceber uma aprendizagem significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14073_TB6193_08042025193932.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MORGANA TIMBÓ LIMA" "autor_nome_curto" => "MORGANA" "autor_email" => "morganatimbo@alu.ufc.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 133532 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 6193 "inscrito_id" => 14073 "titulo" => "CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO HOLÍSTICA DO PROFISSIONAL DE ENGENHARIA E O PERFIL DISCENTE ATUAL: UM OLHAR A PARTIR DA TEORIA CRÍTICA DA EDUCAÇÃO" "resumo" => "O estudo da Teoria Crítica da Educação subsidiou a prática docente com contribuições expressivas para a prática pedagógica especialmente a de contextualização do conhecimento e a importância do desenvolvimento mais integral do aprendizado, ressaltando-se a técnica, as atitudes e as habilidades, favorecendo a formação holística do engenheiro e desenvolvendo-se, em seus planejamentos, uma formação centrada no aluno. Ao refletir sobre as possibilidades de contribuição para a atuação dos professores é importante realizar uma análise sobre as características do corpo discente atual. Para isso, coube à identificação de índices que caracterizam as necessidades do novo perfil discente dos alunos da UFC e em que consiste, na prática, esses valores. Também se fez necessário levar em consideração uma reflexão crítica sobre regimentos que regulam o ingresso dos estudantes no ensino superior. Assim, objetivando identificar características elementares do perfil discente dos estudantes de engenharia da UFC, o perfil profissional almejado, e as estratégias didáticas congruentes com esses dois componentes, observou-se o grupo de estudos “Ateliê no CT”. O grupo é composto de docentes dos cursos de Engenharia, que estudam a teoria crítica da educação para fomentar suas práticas. O método elencado para alcançar tais objetivos foi o estudo de caso, os resultados aqui apresentados foram compostos com apresentação de uma das evidências que fazem parte da pesquisa. Por fim, obteve-se que o perfil discente passou por uma mudança na última década, em virtude das novas políticas de acesso que, ainda, precisam reverberar em acolhimento curricular das novas necessidades. A formação holística do profissional de engenharia, da sua forma, também demanda novas estratégias que dialoguem com o contexto imediato dos aprendizes, em forma de conceber uma aprendizagem significativa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID14073_TB6193_08042025193932.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MORGANA TIMBÓ LIMA" "autor_nome_curto" => "MORGANA" "autor_email" => "morganatimbo@alu.ufc.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }