Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PERCEPÇÃO DE EDUCADORES SOBRE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO AMBIENTE ESCOLAR

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Ao incluir a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) de forma transversal ao currículo e no cotidiano, o(a) educador(a), potencializa a formação de senso crítico dos escolares sobre todos os aspectos relacionados ao ato de comer. Um dos potencializadores para essa discussão no cotidiano da escola é o Programa Saúde na Escola (PSE), que articula os profissionais de saúde e educação no planejamento e execução de ações em conformidade com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), sendo a promoção da alimentação adequada e saudável uma das principais ações a serem realizadas. A fim de conhecer a percepção dos profissionais do PSE da cidade do Rio de Janeiro sobre os desafios e as potencialidades, metodologias mais utlizadas e do que sentem falta para a realização das ações de EAN na escola, foi aplicado um questionário eletrônico a 16 profissionais do PSE que atuam na ponta (assistência social, educação e saúde). A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de ética em pesquisa do HUPE/UERJ e da SMS/RJ com autorização da SME e SMAS. Todas as atividades de EAN relatadas abordaram unicamente a dimensão biológica da alimentação e, a maioria, envolveu, na Educação Infantil, o conteúdo do campo de experiência ‘Escuta, fala, pensamento e imaginação’ e no Ensino Fundamental, do componente curricular Educação física. Apenas 43,8% das atividades de EAN realizadas estavam incluídas no PPP. O planejamento conjunto e a influência midiática foram os maiores desafios apontados e o ambiente escolar, a grande potencialidade, pela presença de diferentes atores e pelo seu papel na formação cidadã. A articulação do conteúdo de alimentação com o currículo se coloca como uma das principais estratégias para que a EAN aconteça permanentemente, a partir de uma compreensão ampliada do tema e com o planejamento e execução partilhado entre os profissionais da saúde e educação.

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