POLÍTICA: VOCÊ SABE O QUE É? COMO PARTIPAR DELA? DIÁLOGOS COM 1º ANO DO CAP UERJ
"2025-12-02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1845 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 132940 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5404 "inscrito_id" => 13700 "titulo" => "POLÍTICA: VOCÊ SABE O QUE É? COMO PARTIPAR DELA? DIÁLOGOS COM 1º ANO DO CAP UERJ" "resumo" => "Partindo do projeto “Política: você sabe o que é? Como participar dela?” com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental do Instituto de Aplicação Fernandes Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj), este artigo tem por objetivo estabelecer uma análise inicial sobre a compreensão dos conceitos de política e participação política a partir dos diálogos gerados com esse grupo, utilizando como referenciais teóricos as obras de Silva e Gomes (2023) e Sarmento, Soares e Costa (2004). O trabalho propõe reflexões sobre o papel da escola no contexto social das infâncias, especialmente em instituições públicas que se destacam na proposta de produção de conhecimento aliada a processos de participação política. A introdução se concentra na exposição dos principais conceitos do texto, como infância, política e participação política, ressaltando a importância de cada um deles. Em seguida, é apresentada uma visão geral do CAp-Uerj, destacando o tripé pesquisa, ensino e extensão e a encruzilhada territorial proporcionada pela dinâmica de admissão de alunos, além do compromisso com a educação de qualidade e a formação de cidadãos críticos e engajados. A metodologia utilizada envolve a análise qualitativa de diálogos, evidenciando a participação, produção e fala das crianças, que são confrontadas com os referenciais teóricos estabelecidos. Os resultados revelam que a escola desempenha um papel crucial como espaço de formação social, proporcionando às crianças ferramentas necessárias para se tornarem atores políticos conscientes e ativos, reforçando as infâncias como território de sujeitos de direitos, saberes e capacidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13700_TB5404_07042025222409.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANA CAROLINA COLARES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "JOANA" "autor_email" => "joanacarolinacolaresdelima@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 132940 "edicao_id" => 438 "trabalho_id" => 5404 "inscrito_id" => 13700 "titulo" => "POLÍTICA: VOCÊ SABE O QUE É? COMO PARTIPAR DELA? DIÁLOGOS COM 1º ANO DO CAP UERJ" "resumo" => "Partindo do projeto “Política: você sabe o que é? Como participar dela?” com crianças do 1º ano do Ensino Fundamental do Instituto de Aplicação Fernandes Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj), este artigo tem por objetivo estabelecer uma análise inicial sobre a compreensão dos conceitos de política e participação política a partir dos diálogos gerados com esse grupo, utilizando como referenciais teóricos as obras de Silva e Gomes (2023) e Sarmento, Soares e Costa (2004). O trabalho propõe reflexões sobre o papel da escola no contexto social das infâncias, especialmente em instituições públicas que se destacam na proposta de produção de conhecimento aliada a processos de participação política. A introdução se concentra na exposição dos principais conceitos do texto, como infância, política e participação política, ressaltando a importância de cada um deles. Em seguida, é apresentada uma visão geral do CAp-Uerj, destacando o tripé pesquisa, ensino e extensão e a encruzilhada territorial proporcionada pela dinâmica de admissão de alunos, além do compromisso com a educação de qualidade e a formação de cidadãos críticos e engajados. A metodologia utilizada envolve a análise qualitativa de diálogos, evidenciando a participação, produção e fala das crianças, que são confrontadas com os referenciais teóricos estabelecidos. Os resultados revelam que a escola desempenha um papel crucial como espaço de formação social, proporcionando às crianças ferramentas necessárias para se tornarem atores políticos conscientes e ativos, reforçando as infâncias como território de sujeitos de direitos, saberes e capacidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV214_ID13700_TB5404_07042025222409.pdf" "created_at" => "2025-12-08 15:50:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOANA CAROLINA COLARES DE LIMA" "autor_nome_curto" => "JOANA" "autor_email" => "joanacarolinacolaresdelima@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-xi-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_evento" => "XI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2025 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2025" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "692d8b19ea55f_01122025093329.png" "data_publicacao" => "2025-12-02" "edicao_publicada_em" => "2025-12-01 09:33:29" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }