Artigo Anais XI Congresso Nacional de Educação

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CAMINHOS PARA INCLUSÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE FORTALEZA

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Publicado em 02 de dezembro de 2025

Resumo

Este artigo apresenta o desenvolvimento da Política da Educação Inclusiva no município de Fortaleza, com o foco na evolução do atendimento do público alvo da Educação especial. É sabido que a Inclusão Escolar é um princípio legal da Educação amparado legalmente em várias legislações, dentre elas, destacamos a Convenção dos direitos Nacionais da Organização das Nações Unidas- ONU, a Lei Brasileira de Inclusão e a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva-PNEEPEI, que permeia todo universo escolar. Dissertar sobre os avanços da Rede pública municipal de Fortaleza é trazer a tona um histórico de lutas, começos e recomeços, que outrora foi evoluindo com o tempo sustentado por diversas políticas de governo. Metodologicamente realizou-se estudo de caráter descritivo analítico, com pesquisa essencialmente bibliográfica, tendo como corpus o número de estudantes matriculados na rede nos últimos dez (10) anos , a implantação das SRM, e as estratégias utilizada por esta Rede de Ensino para garantir a Inclusão Escolar, que atualmente é a 3ª do Brasil e 1ª do Nordeste em matrículas Inclusivas.

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